Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

26/09/2014

Construção enxuta pode reduzir custos

"Cbic"
26/09/2014

O Povo – Ceará

Construção enxuta pode reduzir custos

Obras 

 Encontro de construtoras discute os benefícios de técnica que reduz desperdícios nos empreendimentos

Aperfeiçoar processos de fabricação por meio do planejamento, aliando a redução de custos à qualidade final do produto. Estes são os princípios da lean construction, ou construção enxuta, filosofia que está sendo utilizada pelas empresas de ponta da construção civil em Fortaleza.

"Estudos mostram que a construção enxuta pode reduzir de 15 a 20% os custos de um empreendimento, o que possibilita que as empresas ofereçam produtos mais competitivos", explica José de Paula Barros Neto, diretor do Centro de Tecnologia Universidade Federal do Ceará (UFC) e organizador do Conenx 2014.

"A construção de um prédio segue fluxos que não devem ser interrompidos. O que discutimos é o uso da Tecnologia da Informação para facilitar o processo de planejamento", complementa.

Dentre as vantagens do uso da tecnologia, está a antecipação virtual dos problemas dos canteiros de obras por meio de vários recursos, como a visualização de modelos de projetos em várias dimensões. Desta forma, eventuais falhas podem ser eliminadas, o que evita o retrabalho e atrasos.

"A construção enxuta exige mudanças de plantas e projetos. É preciso transformações radicais e, principalmente, ter abertura para inovação", afirma Sérgio Leusin sócio da GDP Gerenciamento e Desenvolvimento de Projetos.

Paulo Sanchez, diretor de engenharia da Sinco Consórcio Técnico, destaca o papel da academia para a inovação do setor. "A universidade tem que ser mais pró-ativa em seus programas acadêmicos. Ela precisa fornecer profissionais mais preparados, aptos para ter sua formação continuada pelas empresas".

A construtora Colmeia adota os princípios da construção enxuta desde o ano passado. De acordo com Fabíola Andrade e Walmir Esmeraldo, engenheiros da coordenadoria de obras e projetos, a mudança é vantajosa. "Conseguimos enxergar as etapas da obra antecipadamente. Para o consumidor, é a garantia que terá um produto de qualidade".

Marcos Novaes, presidente da Cooperativa da Construção Civil do Ceará (Coopercon) e da Novaes Engenharia, ressalta a necessidade das construtoras estarem abertas às expectativas dos clientes.

"A empresa precisa usar a construção enxuta como um diferencial em momentos de crise. A insegurança em relação à política e à economia pode ser contornada pela confiabilidade do investimento, preço justo e programas amplos de pagamento", indica.

Vantagens  

 Redução do tempo de produção, eliminando as interrupções no ciclo de trabalho

Aumento da produtividade e redução dos desperdícios

Co-criação dos produtos com a participação dos clientes

Qualificação da mão de obra

Aumento da transparência do processo produtivo

Câmara Brasileira da Indústria da Construção

PROGRAMAÇÃO

–"Lean e BIM: Como Estas Duas Abordagens se Completam" Carlos Torres Formoso — UFRS

— "Sistemas para Desenvolvimento de Projetos Complexos" Alex Kunz — Gehry Technologies

— "As tendências do Uso do BIM; Uma Perspectiva Mundial" Fernanda Leite — University of Texas

— Encerramento

SERVIÇO

 

VI Seminário internacional sobre construção enxuta 



 
"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Oeste/PR
Sinduscon-PLA
SECOVI-SP
Sinduscon-Norte/PR
Sinduscon-AP
Sinduscom-VT
Sinduscon-SM
Sinduscom-NH
APEOP-PR
SECOVI-PR
Sinduscon-JF
Ademi – DF
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea