Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

30/03/2015

Construção encolhe

"Cbic"
30/03/2015

Correio Braziliense – 28 de março

Construção encolhe

VERA BATISTA

 O desaquecimento da economia se deu principalmente em alguns setores. E quem considerou a queda de 2,6% na indústria da construção civil em 2014 ante a 2013 ruim pode se preparar. Na opinião do presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Carlos Martins, o recuo neste ano deve ficar em torno de 5%. Segundo ele, entre outubro de 2014 e fevereiro de 2015, foram dispensados 250 mil trabalhadores com carteira assinada. E o setor, que conta hoje com aproximadamente 3 milhões de empregados, deve demitir cerca de 10% disso, se as obras em andamento forem interrompidas e os pagamentos regularizados.

 O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP), o maior do país, também está pessimista. A entidade piorou as estimativas para 2015 e, agora, espera uma queda de 5,5% no PIB do setor, ante previsão anterior de estabilidade ou alta de 0,5%.

 Em relação ao emprego, o Sinduscon avaliava uma retração de 2% este ano, com baixa de 1,5% na produção de insumos. Apenas nos dois primeiros meses do ano, a indústria paulista já demitiu 42 mil pessoas. De acordo com o presidente do sindicato, José Romeu Ferraz, deve haver cortes de mais 300 mil postos até o fim do ano. "A queda no emprego tem atingido todos os segmentos", enfatizou.

 Sobre 2016, o presidente da CBIC não quis se arriscar a fazer prognósticos. "Hoje em dia, a gente dirige como se estivesse em uma neblina muito forte. Só consegue enxergar um pouquinho à frente", ironizou.

Vera Batista


"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – ES
Sinduscom-NH
Sinduscon-RO
Sinduscon-BNU
Sinduscon-Teresina
Sinduscon-ES
Assilcon
Sinduscon-RS
SINDICIG
Sinduscon-Oeste/PR
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
Sinduscom-VT
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea