Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

20/01/2023

Construção em madeira será pauta prioritária da CMA

A adoção de sistemas construtivos mais sustentáveis será tema central para a Comissão de Meio Ambiente (CMA) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) neste ano. O debate sobre o uso de madeira engenheirada na construção, abre espaço para a utilização do produto renovável capaz de capturar carbono da atmosfera. 

O termo se refere a produtos fabricados a partir de pinus extraídos, exclusivamente, de florestas plantadas, submetidos a tratamentos e processos industriais. A inovação já faz parte da realidade de muitas cidades espalhadas mundialmente.

Para o presidente da CMA, Nilson Sarti, o assunto é muito importante e está diretamente associado ao tema da descarbonização. “Já existem várias empresas, indústrias se formando no Brasil. O país tem uma base florestal com alta produtividade, mais sustentável. Tem tudo para crescer”, apontou. 

É preciso haver uma maior conscientização e conhecimento sobre o material, segundo Sarti. “Hoje em dia, a tecnologia de madeira engenheirada equivale ao aço, ao concreto. Já está sendo muito utilizada pelo mundo. É papel da CBIC divulgar e mostrar os melhores caminhos para isso”, destacou. 

“Esse é um tema muito forte e essa agenda veio para ficar dentro do setor da construção como mais uma maneira de construir de forma mais sustentável e melhorar a qualidade de vida das nossas cidades”, concluiu. 

O projeto está alinhado com os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU):  

9: Indústria, inovação e infraestrutura

11: Cidades e comunidades sustentáveis

12: Consumo e produção responsáveis

13: Ação contra a mudança global do clima

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Caxias
SINDUSCON SUL CATARINENSE
ASBRACO
ASSECOB
Sinduscon PR – Noroete
Sinduscon-BA
ADEMI-AM
Sinduscon-PA
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
SINDICIG
Sinduscon-TO
Sinduscon-CE
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea