Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

12/04/2021

Construção de SP recomenda uso de duas máscaras no transporte público

Os casos confirmados de contaminação pela Covid-19 nos canteiros de obras do Estado de São Paulo cresceram de 0,41% para 0,50% do número de trabalhadores; e os casos suspeitos mantiveram-se estáveis, oscilando de 0,56% para 0,55%. Isto foi o que apurou a 46ª Pesquisa ‘Conhecendo as Ações das Construtoras Paulistas no Combate à Covid-19’, realizada semanalmente pelo Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci-SP).

Entre as empresas pesquisadas, os casos de internação hospitalar mantiveram-se em três. Pela primeira vez desde junho de 2020, registraram-se óbitos. Foram dois, na capital paulista. Com isso, sobe a quatro o número de mortos entre as empresas, desde o início da pesquisa, em 1 de maio de 2020.

Odair Senra, presidente do SindusCon-SP, e Haruo Ishikawa, presidente do Seconci-SP, reiteram as recomendações para que as empresas reforcem continuamente as medidas de prevenção, além de manterem o trabalho presencial reduzido ao mínimo contingente necessário.

O Seconci-SP, com apoio de SindusCon-SP, Abrainc, Secovi-SP e Sintracon-SP, disponibilizou um novo cartaz às empresas, intitulado ‘Dupla proteção à sua vida’, para colocação nos canteiros de obras e escritórios. ‘No transporte coletivo, use duas máscaras e aumente a sua proteção’, diz o material, acrescentando: ‘Use sempre máscara no trabalho’ e ‘Se possível, use máscara em casa e proteja a sua família’. O material também pode ser veiculado pelas redes sociais. Veja material da campanha.

Nesta 46ª rodada, foram obtidas respostas de 49 empresas, responsáveis por 555 obras, envolvendo 35.943 empregos diretos e terceirizados, de 1 a 7 de abril.

Principais resultados da 46ª Pesquisa:

  • 0,55% afastados por suspeita de Covid-19;
  • 0,50% afastados por confirmação da doença;
  • 551 obras em andamento e 4 paradas;
  • 98% do pessoal estão em atividade;
  • 100% das empresas adotam medição de temperatura e higienização das mãos, dão orientações diárias sobre prevenção, e higienizam e realizam demarcações em áreas de vivência;
  • 98% orientam sobre limpeza dos Equipamentos de Proteção Individual e afixam informativos impressos sobre a Covid-19 nos locais de circulação;
  • 96% fornecem máscaras para o transporte e para utilização na obra;
  • 94% realizam limpeza de EPIs e ferramentas e instituem horários escalonados para entrada, saída e refeições;
  • 88% realizam outras práticas para a prevenção da contaminação entre os trabalhadores e a comunidade.
  • 86% divulgam aos trabalhadores cartazes e vídeos de orientação do SindusCon-SP e do Seconci-SP;
  • 84% distribuem informativos eletrônicos sobre a Covid-19.

Os presidentes do SindusCon-SP e do Seconci-SP reafirmam o convite para mais empresas com obras no Estado de São Paulo participarem das próximas rodadas; basta enviar um e-mail para [email protected] e o Seconci-SP entrará em contato para incluir a construtora na enquete. As entidades garantem sigilo absoluto sobre as informações prestadas.

Veja os relatórios completos das rodadas da pesquisa:

Cinco últimas

37ª à 41ª  

31ª à 36ª

25ª à 30ª

19ª à 24ª

13ª à 18ª

7ª à 12ª

Seis primeiras

Essa matéria integra o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia do coronavírus dentro do ‘Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador’, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com Serviço Social a Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscom-SL
ADEMI – BA
Sinduscon-AM
SECOVI-GO
SECONCI BRASIL
Sinduscon-AL
Sinduscon Chapecó
Sinduscon-MT
Abrainc
Ademi – AL
Sinduscon – Grande Florianópolis
Sinduscon Anápolis
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea