Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

24/03/2014

Construção civil investe na capacitação de profissionais

"Cbic"
24/03/2014

O Globo Online

Construção civil investe na capacitação de profissionais

Falta de mão de obra leva empresas a criar escolas, projetos e salas de aulas até nos canteiros

RIO – As obras de infraestrutura que transformaram a cidade num enorme canteiro de obras, a força do mercado imobiliário e a situação de pleno emprego no estado acabou criando um problema para a construção civil: a falta de mão de obra. E para suprir esse problema, as construtoras tiveram que começar a investir em capacitação. Muitas criaram salas de aula nos próprios canteiros. Outras investem em centros ainda maiores que, além da capacitação técnica, oferece cursos de alfabetização e inclusão digital.

A Carvalho Hosken, por exemplo, inaugura esta semana o Centro Profissional da Construção Civil do Rio de Janeiro (CPCC), em Curicica, em parceria com o Serviço Social da Indústria da Construção (Seconci-Rio), o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-Rio) e Sistema FIRJAN. Os cursos gratuitos serão destinados aos moradores da comunidade local e trabalhadores do setor. E o local terá ainda um centro de treinamento em saúde e segurança no trabalho, que será inaugurado em abril. O foco será a formação de novos, e bem qualificados, operários da construção civil. Além dos cursos de iniciação profissional, haverá palestras, oficinas de atualização técnica, cursos de informática e oficinas de arte, cultura e até educação orçamentária.

– Todos sabem que eu gosto de construir. Mas o que eu mais gosto de construir é educação. Com esta parceria, vamos ampliar as oportunidades de emprego e a qualidade da mão de obra na construção civil na região oeste da cidade – afirma Carlos de Carvalho, presidente da Carvalho Hosken.

Já outra construtora, a PDG, mantém com a ONG Rio de Paz, desde o ano passado, um curso de iniciação profissional na comunidade do Jacarezinho que já formou 147 profissionais.

– Muitos desses trabalhadores nunca tinham assinado a carteira e tiveram ali sua primeira oportunidade – conta Claudio Hermolin, diretor executivo da construtora. – E acreditamos que a comunidade pode se tornar um polo de mão de obra para a construção civil da cidade.

E ainda esse ano, a empresa deve ampliar o projeto com a construção de dois galpões onde seriam dadas aulas teóricas e práticas para meio oficial (profissionais como pedreiro, azulejeiro, pintor e acabamento). Uma das seis turmas que deverá ser ofertada esse ano será só de mulheres.

A RJZ Cyrela mantém desde 2010 o Instituto Cyrela que desenvolve atividades com foco na educação básica e profissionalizante de seus trabalhadores. Só no ano passado, foram 220 profissionais formados. E para 2014, só em parceria com o Centro Nacional de Estudos e Projetos (CNEP), serão seis turmas de cursos de alvenaria, bombeiro hidráulico, carpintaria de formas, eletricista predial, pintura e textura. Todos com duração de três meses. E, em parceria com o Seconci-Rio, serão nove turmas para capacitação de serventes. Além disso, o instituto oferece nas cidades de São Paulo, Rio, Recife e São Luís, cursos de alfabetização para operários e familiares que não tiveram oportunidades de estudo na infância.

– Oferecemos cursos de capacitação para estimular o círculo virtuoso entre a evolução dos funcionários e da empresa. É uma troca muito interessante, já que os colaboradores se sentem valorizados e, naturalmente, ficam motivados para trabalhar melhor – afirma Catherine Oliveira, gestora de Recursos Humanos da RJZ Cyrela.

 
 


"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
ADEMI – BA
Sicepot-PR
Sinduscon-Brusque
Ademi – GO
Sinduscon-SM
Sinduscon-MA
Sinduscon – Grande Florianópolis
Sinduscon-SF
Sinduscon-SP
Sinduscon-PLA
Ademi – MA
Sinduscon-PB
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea