Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

19/02/2014

Construção civil espera estabilidade

"Cbic"
19/02/2014

Tribuna do Norte Online – Natal

Construção civil espera estabilidade

Valdir Julião 

 Repórter

A venda de imóveis na Grande Natal cresceu 19,5% entre o terceiro e o quarto trimestres de 2013, de acordo o Sindicato das Empresas da Construção Civil do Rio Grande do Norte (Sinduscon-RN). Na avaliação do presidente do Sindicato, Arnaldo Gaspar Júnior, o mercado deve permanecer estável este ano, inclusive em relação a abertura de postos de trabalho, apesar do indicativo de queda de 81 vagas no ano passado em relação a 2012. Ele avaliou a queda como ?insignificante?.

Emanuel AmaralProjeção de estabilidade, segundo o Sinduscon, também vale para a geração de empregos ?Indicadores do Mercado Imobiliário? divulgados ontem pelo Sinduscon informam que de outubro a dezembro do ano passado foram vendidos 1.066 imóveis contra 892 unidades comercializadas no trimestre anterior – período em que se realizou a primeira pesquisa de avaliação sobre o comportamento do mercado imobiliário em Natal e cidades vizinhas, como Macaíba, Nísia Floresta, Parnamirim, São José do Mipibu e São Gonçalo do Amarante.

?A segunda pesquisa trimestral mostrou o nosso mercado imobiliário bastante saudável. Não digo que ficamos satisfeitos porque a gente sempre gostaria que as vendas fossem melhores?, disse o presidente do Sinduscon, Arnaldo Gaspar Júnior, que continuou: ?Mas nós ficamos felizes com o que apuramos no segundo semestre de 2013?.

Arnaldo Gaspar Júnior avaliou que o crescimento nas vendas foi um reflexo ?da forte campanha publicitária? que o Sinduscon veiculou na mídia a partir da segunda quinzena de setembro. Ele comentou que a expectativa da injeção de dinheiro no mercado no último trimestre do ano, por causa do 13º salário, também pode ter contribuído para a evolução das vendas de imóveis entre outubro e dezembro.

Apesar do crescimento global no último trimestre do ano, a pesquisa do Sinduscon, encomendada ao Instituto Consult, aponta que a oferta de imóveis desacelerou em todos os meses do trimestre outubro-dezembro. Em todos os meses, no entanto, as vendas superaram os lançamentos de imóveis no mercado.

Estoques 

 Segundo os ?Indicadores do Mercado Imobiliário?, o estoque de imóveis disponíveis no mercado chegou a ser de 5.849 unidades em setembro, último mês do primeiro trimestre pesquisado, número que caiu para 5.437 em dezembro do ano passado.

saiba maisCopa ainda deve alavancar contrataçõesO presidente do Sinduscon projetou que se as construtoras e incorporadoras paralisassem o lançamento de novos imóveis, dentro de 20 meses acabaria o estoque de imóveis disponíveis para comercialização em Natal, caso se mantenha 5,2% a média do Índice de Velocidade de Vendas (IVV), que é a relação entre o número de imóveis vendidos e o número de imóveis ofertados.

?O mercado se regula pelo aspecto de procura e o IVV está dizendo que se nós vendêssemos todo os imóveis, o nosso estoque acaba em 20 meses, mas sabemos que no momento em que a construtora começa a prospectar um terreno até o imóvel ficar pronto, ela leva no minimo 48 meses?, explicou Arnaldo Júnior.

Segundo ele, as construtoras estão vendendo imóveis ?numa velocidade maior do que somos capazes de produzir e isso pode, no futuro, se os lançamentos não se acelerarem, levar a um aumento do preço dos imóveis?.

O presidente do Sinduscon-RN avalia que os estoques de imóveis estão caindo a uma velocidade de 320 a 330 unidades por mês. Para ele, isso mostra que o investimento em imóveis sempre vai ser um bom negócio para o consumidor: ?É um sinalizador que a gente tem que prestar atenção?.

Na avaliação do presidente do Sinduscon, o mercado brasileiro de imóveis e no Rio Grande do Norte continua aquecido pelo programa ?Minha Casa, Minha Vida?, do governo federal.

 


"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Ademi – SE
Aconvap
Sinduscom-SL
Sinduscon-CE
Sinduscon-MG
Sinduscon-JP
SECOVI-SP
Sinduscon-Mossoró
Sinduscon – CO
Ademi – AL
Sinduscon-GO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea