Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

22/09/2020

Construção amplia ações em saúde aos trabalhadores durante a pandemia  

Em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), desde maio o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Ceará (Sinduscon-CE) intensificou suas ações na promoção de saúde aos trabalhadores do setor da construção civil, que incluem telemedicina, assessoria nos canteiros de obra e oficinas para o corpo e a mente. “O objetivo é auxiliar as empresas a seguirem cuidando ainda mais da saúde e da segurança dos seus colaboradores neste momento desafiador”, destaca a assistente de Responsabilidade Social do Sindicato, Érika Sousa.

Em maio, o Sinduscon-CE deu início às atividades de telemedicina e assessoria nos canteiros de obras. Até o momento, foram realizados 80 atendimentos online personalizados ao colaboradores com sintomas de Covid-19 pela equipe médica do Serviço Social da Indústria (Sesi).

Além disso, 16 processos de assessoria às empresas já foram finalizados. O trabalho contempla a implantação das medidas dos decretos estaduais nos canteiros de obras e preenchimento de questionário por telefone junto à equipe de profissionais do Sesi, bem como entrega presencial de um plano de ação com as medidas e orientações de prevenção nos canteiros de obra e reunião online para entrega do diagnóstico do canteiro de obra. Segundo Erika Sousa, as ações que iniciaram em maio continuam disponíveis para suas associadas.

Em setembro, o Sinduscon-CE lançou duas novas iniciativas em benefício dos trabalhadores:

  • Oficina trabalhando o Corpo, com aulões animados para movimentar o corpo e proporcionar integração entre os trabalhadores por meio de atividades lúdicas.  Uma oficina já foi realizada e outras seis pré-agendadas.
  • Oficina Trabalhando a Mente, com rodas de conversa com psicóloga sobre o tema ‘Adaptações às mudanças em período de pandemia’, com o intuito de apresentar e bater um papo sobre o momento em que estamos vivendo. Seis oficinas já estão pré-agendadas.

Case sobre ‘Ações em promoção da saúde’ será apresentado na quinta-feira (24), às 9h30, pela vice-presidente da área de Sustentabilidade Social do Sinduscon-CE, Paula Frota, durante o webinar que visa divulgar as Boas Práticas em Responsabilidade Social desenvolvidas por entidades e empresas das regiões Norte e Nordeste durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Inscreva-se e participe! bit.ly/webinarcrs-249

A iniciativa integra o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia da Covid-19 e é parte integrante do ‘Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador’, realizado pela Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da CBIC, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

Desde o início da pandemia, além da adoção de novos protocolos para proteger os trabalhadores, as empresas de construção civil têm realizado diversas ações que estão sendo compiladas e podem ser acessadas na frontpage da CBIC, na área Ações da Construção na Pandemia.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
SECONCI BRASIL
Ademi – PR
Sinduson – GV
Sinduscon-GO
Sinduscon-TAP
Sinduscon-MT
Abrainc
Sinduscon – Norte
Sinduscon-Teresina
Sinduscom-NH
Sinduscon – Vale
Sinduscon-SE
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea