Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

30/11/2017

Confiança empresarial sobe 1,5 ponto em novembro ante outubro, aponta FGV

O Índice de Confiança Empresarial (ICE) avançou 1,5 ponto em novembro ante outubro, para 91,8 pontos, retornando ao nível de maio de 2014, informou nesta quinta-feira, 30, a Fundação Getulio Vargas (FGV). “Gradualmente a confiança empresarial avança e se aproxima de níveis compatíveis com períodos de expansão econômica. A aceleração da melhora das percepções sobre a situação atual nos últimos meses deu mais consistência à tendência de recuperação da confiança em 2017. Do lado das expectativas, chama a atenção em novembro o fato de que pela primeira vez em três anos há mais empresas prevendo aumentar do que reduzir o total de pessoal ocupado nos meses seguintes”, avaliou Aloisio Campelo Junior, superintendente de Estatísticas Públicas do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial.

O Índice de Confiança Empresarial reúne os dados das sondagens da Indústria de Transformação, Serviços, Comércio e Construção. O cálculo leva em conta os pesos proporcionais à participação na economia dos setores investigados, com base em informações extraídas das pesquisas estruturais anuais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo a FGV, o objetivo é que o ICE permita uma avaliação mais consistente sobre o ritmo da atividade econômica.

Em novembro, o Índice de Expectativas (IE-E) subiu 1,1 ponto, para 98,5 pontos, o maior patamar desde dezembro de 2013. Já o Índice da Situação Atual (ISA-E) aumentou 0,7 ponto, para 86,7 pontos, o nível mais alto desde dezembro de 2014.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Norte/PR
FENAPC
Sinduscon-MG
Sinduscom-NH
Sinduscon-DF
Sinduscon – Vale do Piranga
ASEOPP
Sicepot-PR
Sindicopes
Sinduscon-AL
Sinduscon – CO
Sinduscon-Joinville
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea