Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

07/11/2019

Conecti: prefeito de Maringá destaca vantagens da cidade sede para os negócios

Crescimento sustentável e uma indústria de ponta são algumas das características que destacam Maringá (PR) como uma das cidades mais modernas do Brasil. Para aproveitar e impulsionar ainda mais esse ambiente de negócios, a localidade foi escolhida para sediar o Congresso Nacional de Engenharia, Construção, Tecnologia e Inovação (Conecti), em 21 e 22 de novembro. Em entrevista, o prefeito do município, Ulisses Maia destaca algumas das vantagens de Maringá para empreendedores e investidores.

Construção civil, serviços, mobilidade urbana, saúde e educação estão entre os fortes da cidade, segundo Maia. Só na área de tecnologia de informação, são mais de 400 empresas, que faturam R$ 1 bilhão por ano. “Construímos assim uma forte base para estimular a economia e fortalecer a geração de negócios”, comenta o prefeito.

Maringá é reconhecida, ainda, pelo envolvimento da sociedade civil organizada no planejamento do município, por meio de câmaras setoriais, para debater questões sociais e urbanas e propor ações de desenvolvimento sustentável. “A cidade cresce de forma muito sustentável, ancorada numa economia diversificada e um parque industrial moderno”, diz Maia.

Promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) e Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional), o Conecti CBIC 2019 será realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná (Sinduscon-PR/Noroeste). A programação completa está disponível no site do evento. Faça sua inscrição, até dia 15 de novembro.

Os temas dos painéis ‘O Futuro da Minha Cidade’ e ‘Como ética torna uma empresa mais eficiente’ têm interface, respectivamente, com os projetos da CBIC ‘O Futuro da Minha Cidade’ e ‘Ética e Compliance na Construção’, que são correalizados pelo Sesi Nacional, assim como o painel ‘Cooperativa de Crédito: uma solução para o futuro’ têm relação com o projeto ‘Melhorias do Mercado Imobiliário’, e ‘A inovação e o futuro da construção’, com o projeto ‘Tecnologia e Inovação na Indústria da Construção’, ambos realizados em conjunto com o Senai Nacional.

 

Veja a íntegra da entrevista com o prefeito Ulisses Maia:

Maringá vai sediar um evento nacional da construção civil. O turismo de eventos é justamente um dos setores que a sociedade civil organizada defende para a economia local. Como o senhor avalia a estrutura de Maringá para esse tipo de turismo?

O turismo de negócios é segmento relevante no contexto da economia local, movimentando setores diversos que se conectam com eventos dessa natureza. De olho nesse mercado, investidores redesenharam o perfil das estruturas disponíveis nos últimos anos, criando as condições para atender as mais diferentes exigências em relação a público e perfil do evento. Então, podemos sustentar, com toda certeza, que Maringá ostenta todas as condições para realizar pequenos e grandes eventos com absoluta tranquilidade.

 

Maringá é uma das melhores cidades para fazer negócios no Brasil. A quais fatores o senhor credencia isso?

A cidade cresce de forma muito sustentável, ancorada numa economia diversificada e um parque industrial moderno. São notórios os avanços em áreas muito específicas, como da tecnologia da informação, setor formado por mais de 400 empresas que faturam R$ 1 bilhão por ano. Maringá é forte na construção civil, nos serviços e investe muito em mobilidade urbana, em saúde, em educação. Investe ainda na atração de empresas, com uma sólida política de fomento. Então, construímos assim uma forte base para estimular a economia e fortalecer a geração de negócios.

 

Como o senhor avalia a construção civil em Maringá? E quais projetos a prefeitura tem desenvolvido na área de mobilidade urbana?

Trata-se de um setor de extrema importância na geração de emprego e renda. Este ano, por exemplo, já liberamos quase 900 mil metros quadrados de alvarás de construção. Estamos atualizando o plano diretor, documento que normatiza a ocupação do espaço urbano e finalizamos recentemente processo para estimular a construção em Zonas Especiais Interesse Social. Estimamos um potencial construtivo de 15 mil unidades. Pensamos a cidade segundo uma perspectiva de futuro, valorização a ligação interbairros com vias largas e bem iluminadas. Enfim, investimos na infraestrutura para urbana para garantir mobilidade, que rima com qualidade de vida.

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-JF
Ademi – RJ
Sinduscon-RS
Sinduscon-PLA
Sinduscom-SL
Sinduscon-Mossoró
Sinduscon-ES
Sinduscon-RN
ADEMI-AM
Sinduscon PR – Noroete
Ademi – PE
ADEMI – BA
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea