Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

08/05/2014

Como estará Goiânia em 2034?

"Cbic"
08/05/2014

DIÁRIO DA MANHÃ

Como estará Goiânia em 2034?

CARLOS ALBERTO JÚNIOR

Nem se tivéssemos uma bola de cristal 'confiável' conseguiríamos responder como estará a Capital daqui a 20 anos. Impossível prever, mas perfeitamente possível prestarmos a nossa colaboração desde já, e ao longo das duas décadas que nos separam deste futuro próximo, para que chegado o ano de 2034 a cidade seja tudo aquilo que hoje ansiamos que ela se torne. Sabemos ao certo que nos próximos 20 anos a população da nossa cidade vai aumentar. Mas, o que não sabemos é se isso significará crescimento demográfico acompanhado de desenvolvimento sustentável. Esse aumento populacional deve vir acompanhado de um planejamento estratégico, adequado do ponto de vista social, econômico, infraestrutural e urbanístico. Então, nesse contexto, a grande questão é: quem vai fazer este planejamento e como ele deve ser feito?

A transformação que queremos, com as melhorias necessárias para alicerçar essas mudanças capazes de assegurar a qualidade de vida que almejamos para nossos filhos e netos, nasce de uma discussão democrática, com a participação de líderes de diversos segmentos da comunidade, cidadãos com opiniões e vivências capazes de influenciar, de fato, na tomada de decisões por parte dos governantes – nossos representantes ungidos nas urnas, servidores públicos eleitos para colocar em prática a vontade da sociedade civil.

Para usar uma figura de linguagem apropriada ao campeonato mundial de futebol disputado em breve em nosso País, é chegada a hora de darmos o pontapé inicial nesta ampla discussão proposta pelo Cidades Sustentáveis. Trata-se de um projeto da sociedade para o poder público, capitaneado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) em conjunto com a Prefeitura de Goiânia, e realizado pelo Sinduscon-GO, Ademi-GO e Secovi-GO (através do Fórum Goiano da Habitação). O projeto 'Cidades Sustentáveis' formará assembleia civil permanente para, nos próximos 20 anos, levantar propostas e soluções para promover a qualidade de vida na Capital. A cultura da participação popular é nova, e dependerá de postura e atitude, de posicionamento frente a várias questões importantes para que a cidade funcione. E se a cidade funcionar, a indústria da construção funciona.

Essa é uma grande oportunidade para deixarmos de ser omissos e passarmos a agir com pró-atividade, nos envolvendo como atores principais desse processo. Essa é a hora, vamos ser protagonistas da nossa história. Afinal, é a nossa cidade e deve ser pensada para nós. O lançamento deste projeto inovador ocorrerá no próximo dia 13, às 17h, na OAB Goiás, Setor Marista, para um público estimado em mais de 500 participantes. 

Na ocasião, o ex-prefeito de Maringá (PR) e coordenador da iniciativa da CBIC, Silvio Barros, vai falar sobre a experiência da parceria entre sociedade e prefeitura e o seu potencial transformador. A cidade paranaense inspirou o 'Cidades Sustentáveis' pois tornou-se referência no Brasil em função da sociedade civil organizada ter assumido esse papel e conseguido construir uma estreita parceria com o poder público local, assegurando os rumos que a comunidade deseja para o seu futuro. 

O evento na terça-feira, dia 13, terá também a presença da jornalista Natália Garcia, criadora do projeto "Cidade para Pessoas", que apresentará ideias criativas e sustentáveis que estão revolucionando a vida urbana em vários pontos do Planeta. Contamos com a participação dos empresários da cadeia produtiva da construção e interessados em prestar sua colaboração nesta grande pauta de reflexão para se discutir um modelo de crescimento sustentável para Goiânia, que leve em consideração o desenvolvimento econômico, a preservação do meio ambiente e condições de vida dignas para a população. Quem ama Goiânia tem que participar!

(Carlos Alberto de Paula Moura Júnior, engenheiro, empresário,presidente do Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás/Sinduscon-GO)

 


"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
ASEOPP
Sicepot-PR
Sinduscon – Lagos
Sinduscon-SP
Sinduscon-MT
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Sinduscon-ES
Ademi – DF
ASSECOB
Sindicopes
Sinduscom-NH
Sinduscon – CO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea