Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

17/04/2012

Comissões da Câmara farão seminário para discutir construções sustentáveis

As comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados realizarão, em data a ser divulgada posteriormente, seminário conjunto sobre construções sustentáveis.

A iniciativa foi proposta pelos deputados Arnaldo Jardim (PPS-SP), Penna (PV-SP) e Rosane Ferreira (PV-PR) que acreditam que a cadeia produtiva da construção civil tem uma nova agenda a cumprir: "As mudanças climáticas e a escassez de recursos naturais exigem novas formas de organização empresarial e política."

De acordo com o deputado Arnaldo Jardim, tal transformação exige mudanças em termos de regulamentação, mercado, precificação de produtos e insumos e mensuração de lucros e perdas.

Jardim destaca que a CBIC reuniu diferentes atores, dos mais variados segmentos, para formularem uma ampla proposta para apresentar ao Poder Público e à sociedade brasileira caminhos para uma verdadeira mudança de paradigma na atividade em toda a nossa cadeia produtiva.

“Eles acreditam que a construção pode dar uma contribuição decisiva para o crescimento sustentável, aliando desenvolvimento econômico, inclusão social e preservação dos recursos naturais”, diz Arnaldo Jardim.

Na avaliação de Penna, considerando o cenário de franco desenvolvimento do País e a alta demanda por obras, para o setor alcançar um estágio no qual a construção sustentável seja uma prática universalizada, é necessário atuar dentro de eixos estratégicos: fomento a políticas setoriais e públicas e à legislação; atenção ao poder de compra do Estado; concepção de projeto da obra; inovação tecnológica; e gestão de pessoas e processos.

“A realização de um seminário para debater este tema junto aos parlamentares será uma importante oportunidade para fortalecer o diálogo entre a sociedade e o Poder Público e para objetivar ações necessárias para tornar a sustentabilidade na construção brasileira um novo jeito de pensar e fazer obras no Brasil”, observa Penna.

Fonte: Jornal da Câmara.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-DF
Sinduscon-CE
Ademi – SE
Sinduscon-ES
Ademi – PR
Sinduscon – CO
Sinduscon-Vale do Itapocu
Ademi – GO
Sinduscon-GO
Sinduscom-SL
Sinduscon – Vale do Piranga
ASBRACO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea