Logo da CBIC

Agencia CBIC

11/07/2019

Comissão Mista altera regras trabalhistas e aprova fim do eSocial

Fim do eSocial

A MP 881/2019 recebeu 301 emendas. O relator da Medida Provisóra, deputado Jeronimo Goergen, acolheu 126 delas, integral ou parcialmente. Um dos dispositivos incluídos foi o para acabar com o eSocial . O sistema tem como objetivo unificar o pagamento de obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas.
Para Goergen, “as empresas estão sendo obrigadas a fazer um enorme investimento” para atender ao eSocial. Mas não são dispensadas de outras obrigações como a Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf), a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), o Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (Sefip) e o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O texto prevê ainda a prevalência do contrato sobre o direito empresarial em situações de insegurança jurídica e formas alternativas de solução de conflito em sociedades anônimas. Em outra frente, o relator sugere a criação dos chamados sandboxes — áreas sujeitas a regimes jurídicos diferenciados, como zonas francas não-tributárias definidas por estados e Distrito Federal

Publicidade

Legislação trabalhista

A MP 881/2019 também altera diversos pontos da Consolidação das Leis do Trabalho (Decreto-Lei 5.452, de 1943). O texto prevê, por exemplo, que a legislação trabalhista só será aplicada em benefício de empregados que recebam até 30 salários mínimos. A medida provisória também prevê a adoção da carteira de trabalho digital e autoriza o trabalho aos domingos e feriados, sem necessidade de permissão prévia do poder público. Por fim, a matéria acaba com a obrigatoriedade das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas) em situações específicas.

A medida provisória perde a validade no dia 10 de setembro, caso não seja votada pelas duas Casas do Congresso até essa data.

(Com informações da Agência Senado)

COMPARTILHE!

Agenda de la construcción

julio, 2019

Filtrar eventos

lun

mar

mie

jue

vie

sab

dom

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

16julallday19alldayBrazil ExpoMoving – Construção, Infraestrutura e Mineração

Eventos

Socios y Entidades Confederadas

Socios

 
Sinduscon-AL
Sinduscon-TO
Sinduscon-Itajaí
Sinduscom-SL
SECONCI BRASIL
Sinduscon-DF
Sinduscon-RIO
Sinduscon-SM
Sinduscon-MT
Sinduscon-TAP
Ademi – DF
Sinduscon-Vale do Itapocu
 

Marque aquí y consulte a nuestros socios

Entidades Confederadas

 
CICA
CNI
FIIC
 
X