Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

13/12/2018

Comat discute norma de desempenho, estudo de pensamento de futuro e projetos de excelência

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) realizou na quarta-feira (12), em Brasília, a quarta e última reunião bimestral de 2018 da sua Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat). A programação incluiu três painéis, sobre Revisão da Norma de Desempenho, Estudo Pensamento de Futuro e 3º Prêmio de Excelência SindusCon-SP, com a participação de cerca de 30 participantes ligados ao setor.

Na abertura, pela manhã, o presidente da Comat/CBIC, Dionizio Klavdianos, aproveitou para parabenizar e agradecer a todos que ajudaram a realizar o Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade (22ª edição), com destaque para os profissionais que concorreram com seus projetos e aos que contribuíram avaliando os inscritos, na comissão julgadora. “O Prêmio trata-se de uma grande homenagem ao trabalho que todos aqui desempenham durante o biênio”, comentou, ao citar a solenidade de premiação realizada na noite de terça-feira (11), na capital.

Klavdianos lembrou que a CBIC foi escolhida na semana passada para presidir o

Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológico da Habitação (CTECH), no momento que são celebrados os 20 anos do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H). A CBIC será representada por Marcos Galindo, integrante da Comat e do Sindicato da Indústria da Construção Civil da Bahia (Sinduscon-BA), que esteve presente à reunião e participou do debate acerca de desempenho na construção.

Confira a galeria de fotos da reunião.

Revisão da Norma

Em seguida, o vice-presidente da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF), Eduardo Aroeira, apresentou o painel ‘Revisão da Norma de Desempenho de Edificações’. O painel teve como objetivo dirimir dúvidas, com base na prática, acerca da aplicação dos conceitos acerca do documento da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT – 15.575).

O tema também foi objeto de debate com os relatores dos Grupos de Trabalho da revisão da norma no âmbito na ABNT. Parte deles estava em outras cidades e participou remotamente da discussão, por conferência de áudio e vídeo via Internet. Foram discutidos a responsabilidade da norma, o desvirtuamento da norma para uso prescritivo e a habitabilidade na norma. “Creio que atingimos o objetivo do painel, que era expor a grande dificuldade do setor nesse processo”, comentou Aroeira, que também falou sobre a relação entre a norma e políticas públicas ligadas à construção.

Na sequência, o líder do Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (Gant) da Comat/CBIC, Roberto Matozinhos, apresentou as funcionalidades do Portal CBIC de Normas Técnicas da Indústria da Construção – criado em maio de 2018 -, explicou como a ferramenta vem facilitando o processo de acompanhamento de normas em um único ambiente e citou os números de alterações ocorridas ao longo do ano, como consultas, publicações, confirmações e cancelamentos.

“A ABNT tem aproximadamente 8 mil normas e, por meio do portal, nós monitoramos as alterações que podem ocorrer nas cerca de 2 mil normas que interessam o setor da construção. O portal é uma ferramenta interativa, intuitiva e lógica que ajuda a dispor a informação de forma organizada, atualizada, confiável e ágil”, afirmou Matozinhos, que também é representante do Sinduscon-MG. O representante ainda distribuiu um infográfico com as informações prioritárias do que mudou na questão de normalização do setor que está sendo monitorada pelo Gant e citou novidades sobre o Sistema Nacional de Avaliações Técnicas (Sinat) e do portal Conexão DT, da ABNT.

O fundador da empresa Promovisão, Romano Pansera, aproveitou o encontro para divulgar a caravana que a CBIC está organizando para a Internacional Builders Show, uma feita de construção que acontecerá em Las Vegas, nos Estados Unidos, no período de 20 a 22 de fevereiro de 2019. O convite foi estendido a toda a cadeia de stakeholdersligados à CBIC.

Pensamento de Futuro

Luiz Henrique Ceotto fala sobre Indústria 4.0

Na parte da tarde, o palestrante Luiz Henrique Ceotto falou sobre ‘Indústria 4.0 e o futuro da construção’. Ele relatou a evolução da produtividade na construção civil e comparou diversos índices de produtividade verificados no Brasil, com base em pesquisas que ele realizou no país, e nos EUA, a partir de eventos que participou no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Ceotto também decodificou a revolução digital em curso no mundo, com exemplos de avanços na Europa e na Ásia, e seu impacto na indústria e na cadeia da construção (citando pontos como projeto, fornecedores, sistemas, construção, vendas e facilities), relacionando o melhor uso para as principais tecnologias disponíveis hoje (computação em nuvem, impressão 3D, realidade aumentada, big data, robôs autônomos, simulação digital, internet das coisas, segurança cibernética etc).

Prêmio SindusCon-SP

Ingrid Ribeiro (MPD), Dionizio Klavdianos (Comat/CBIC) e Camila Kfouri (Método) discutem excelência em construção

Encerrando os painéis, a Comat convidou os representantes de dois projetos vencedores do 3º Prêmio de Excelência SindusCon-SP. Na categoria contratante, Ingrid Ribeiro, da MPD Engenharia e Incorporação, falou como aliar gestão das equipes, estruturação de documentação, fluxos de trabalho e informações da modelagem à proposta de parceria junto aos projetistas que não haviam implantado BIM (Building Information Modeling, em português, Modelagem da Informação da Construção) como prática.

Pela Método Engenharia, vencedora da categoria construtora, falou Camila Kfouri. Ela descreveu como o BIM foi adotado como premissa básica nos empreendimentos da empresa, pela abrangência dos usos e integração de diversas ferramentas de gestão no escritório e canteiro aliados às métricas para medir os ganhos obtidos. Após as duas apresentações – que foram transmitidas pelo perfil da CBIC no Youtube e continuam disponíveis na íntegra – foi aberto debate sobre os temas.

Projetos estratégicos

Os painéis realizados durante a reunião integram os projetos ‘Gestão das Normas Técnicas do Setor’ e ‘Tendências e Melhorias de Gestão, Tecnologia e Inovação na Construção’, iniciativas da Comat/CBIC com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Nacional).

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon – Vale do Piranga
Sinduscon-BC
Abrainc
Sinduscon-RR
Sinduscon-Teresina
Assilcon
Sinduscon-Costa de Esmeralda
SECOVI-GO
Sinduscon-JP
Ademi – MA
Sinduscom-VT
SINDICIG
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea