Logo da CBIC
06/12/2022

COMAT debate retomada do projeto Construção 2030

Debater o futuro da construção no Brasil foi o tema central da reunião da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), nesta terça-feira (6), na Arena BRB, em Brasília.

A reunião marcou a retomada do projeto Construção 2030, desenvolvido pela CBIC em parceria com o Senai Nacional. De acordo com o presidente da COMAT, Dionyzio Klavdianos, o projeto representa um posicionamento estratégico da CBIC em relação ao futuro da construção no Brasil e tem como objetivo fomentar uma cultura voltada para inovação nas empresas.

“A reunião teve um significado muito grande para a entidade e o setor. O projeto Construção 2030, lançado em 2018, está retomado. Essa iniciativa é um avanço no quesito de inovação para o setor”, destacou. 

O intuito do projeto é fomentar a cultura da inovação nas empresas, promovendo debates sobre materiais, equipamentos e tecnologias, incentivando a automação e a industrialização, além da capacitação da força de trabalho. Para isso, foram debatidos trajetória, método de trabalho e possibilidades para 2023. 

Consultor do projeto, Fábio Queda, da OREMI Consultoria e Pesquisa, apresentou pontos de inovação no setor. Ele destacou o boom da construção modular, que avançou em maturidade tecnológica e adoção de mercado mais do que a automação via robótica e impressão 3D. “A automação demonstra avanços significativos e sua utilização no ambiente industrializado é uma tendência forte”, disse. 

A reunião tem interface com os projetos “Inovação na Indústria da Construção” e “Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade” da COMAT/CBIC, em correalização com o Senai Nacional.

Agenda da Construção

Janeiro/2023

Socios y Entidades Confederadas

Socios

 
Sinduscon-Pelotas
Sinduscon-AM
Sinduscon-SF
Sinduscon Chapecó
Sinduscon-PR
Sinduscon-MT
ADEMI – BA
Sinduscon-PLA
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Ademi – SE
Sinduscon-Brusque
Sinduscom-NH
 

Marque aquí y consulte a nuestros socios

Entidades Confederadas

 
CICA
CNI
FIIC
 
X