Logo da CBIC
06/12/2022

COMAT debate retomada do projeto Construção 2030

Debater o futuro da construção no Brasil foi o tema central da reunião da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), nesta terça-feira (6), na Arena BRB, em Brasília.

A reunião marcou a retomada do projeto Construção 2030, desenvolvido pela CBIC em parceria com o Senai Nacional. De acordo com o presidente da COMAT, Dionyzio Klavdianos, o projeto representa um posicionamento estratégico da CBIC em relação ao futuro da construção no Brasil e tem como objetivo fomentar uma cultura voltada para inovação nas empresas.

“A reunião teve um significado muito grande para a entidade e o setor. O projeto Construção 2030, lançado em 2018, está retomado. Essa iniciativa é um avanço no quesito de inovação para o setor”, destacou. 

O intuito do projeto é fomentar a cultura da inovação nas empresas, promovendo debates sobre materiais, equipamentos e tecnologias, incentivando a automação e a industrialização, além da capacitação da força de trabalho. Para isso, foram debatidos trajetória, método de trabalho e possibilidades para 2023. 

Consultor do projeto, Fábio Queda, da OREMI Consultoria e Pesquisa, apresentou pontos de inovação no setor. Ele destacou o boom da construção modular, que avançou em maturidade tecnológica e adoção de mercado mais do que a automação via robótica e impressão 3D. “A automação demonstra avanços significativos e sua utilização no ambiente industrializado é uma tendência forte”, disse. 

A reunião tem interface com os projetos “Inovação na Indústria da Construção” e “Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade” da COMAT/CBIC, em correalização com o Senai Nacional.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-PR
Sinduscon-Porto Velho
Sinduscon-JF
ADEMI-AM
Sicepot-PR
SECOVI- PB
Sinduscon-TAP
Sinduscon Chapecó
Sinduscon-PLA
Sinduscon-MS
Sinduscon-JP
Sinduscon-Pelotas
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea