Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

24/10/2017

Coletânea BIM CBIC é apresentada durante congresso Inovar para Construir, promovido pelo Sinduscon-AL

A inclusão dos processos BIM na construção civil foi o tema do Workshop Implementação do BIM, realizado ontem (23/10), em Maceió, durante o primeiro Congresso Inovar para Construir – Novas tecnologias na Construção Civil, promovido pelo Sinduscon-AL. O tema também foi abordado durante evento de mesmo nome realizado no último dia 20/10, pela Ademi-BA, na Fieba, em Salvador (BA). A ação integra o projeto de Disseminação do BIM, uma iniciativa da CBIC e do Sesi Nacional. Com o BIM é possível criar modelos virtuais de uma construção. A plataforma oferece suporte ao projeto ao longo de todas as suas fases, permitindo melhor análise e controle dos processos. Os modelos gerados por computador contêm dados precisos para o apoio às atividades de concepção dos projeto, da construção, e da operação, por meio de informações geradas nos processos BIM.

O Consultor da CBIC, Rogério Suzuki, fez a apresentação da coletânea BIM CBIC e destacou a importância do evento para informar sobre a necessidade da plataforma para modernização dos métodos empregados na construção, não só em Alagoas, mas em todo o país. “Existe uma grande carência de conhecimento sobre o conceito do BIM em todo o Brasil, o que acaba prejudicando a ampliação do uso”. A modelagem com o conceito BIM trabalha com modelos 3D, assim facilita na adequação das informações dos projetos, antes mesmo do início da construção. Com esse tipo de tecnologia é possível pensar em uma construção sustentável, como a eficiência energética do empreendimento, além da possibilidade de fazer a seleção de materiais e outras decisões que impactam na redução de custos em toda cadeia de produção.

O presidente do Sinduscon-AL, Alfredo Brêda, ressaltou que o Congresso Inovar para Construir é uma prova do compromisso do Sinduscon-AL em promover debates sobre temas da atualidades.  “Com este congresso iremos dialogar com os profissionais do setor sobre as novas tendências para a construção civil, além de alinhar as políticas de sustentabilidade com a realidade do setor. Estamos trazendo para Maceió profissionais e especialistas que, por meio de palestras e debates, disseminarão as ações inovadoras que estão sendo promovidas no Brasil e no mundo aos participantes”, destacou Brêda.

Raquel Ribeiro, gerente de Projetos e Inovação da CBIC, participou do evento representando o presidente da COMAT CBIC, Dionyzio Klavdianos. Ela explicou que inicialmente foi produzida uma cartilha, que desdobrou em uma coletânea composta por cinco volumes. Sobre o road show, ela destacou que foi formatado no final do ano passado, com a preocupação de democratizar esta inovação e de desmitificar alguns pontos importantes. “Maceió é 11ª localidade e temos outros três até o final do ano, todos eles por solicitações de nossos associados. Entendemos o BIM como uma inovação complexa e que exige, de fato, uma boa preparação, estudo e prática”, disse, completando que no atual cenário, a competitividade e a produtividade são atributos ainda mais importantes para o bom desempenho. “Explorar as potencialidades do BIM é uma decisão estratégica para o próximo ciclo que iremos vivenciar na indústria da construção”, completou. Estiveram presentes representantes dos principais desenvolvedores de softwares, da empresa de coordenação e modelagem, FortBim e o caso de sucesso da Sinco Engenharia que compartilhou sua experiência no uso de processos BIM.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon Anápolis
Sinduscon-Teresina
Sinduscon-RO
SECOVI-PR
SECOVI- PB
Ademi – PE
Ademi – DF
Sinduscon-GO
Sinduscon-TAP
Sinduscon – Norte
Sinduscon-RIO
Sinduscon-Pelotas
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea