Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

22/11/2012

CNI registra alta da confiança da indústria

"Cbic"
22/11/2012

DCI Online/SP

 

CNI registra alta da confiança da indústria

BRASÍLIA – O mês de novembro está sendo marcado pela recuperação da confiança dos empresários da indústria. A conclusão é da pesquisa Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), divulgada ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
 De acordo com o levantamento, o indicador cresceu 2,2 pontos sobre o mês de outubro, atingindo 58,4 pontos. Em relação a novembro de 2011, a alta foi de 3,3 pontos. O índice varia de zero a 100; valores acima de 50 pontos indicam confiança.
 A CNI ressalta que o Icei de novembro registrou valores acima de 50 pontos nos três segmentos da indústria (transformação, extrativa e construção), em todos os portes (pequenas, médias e grandes empresas) e em todas as cinco regiões do Brasil.
 Na indústria da transformação, o índice chegou a 57,6 pontos este mês, ante 55,5 pontos, em outubro, sendo que o setor de farmacêuticos foi o mais confiante (63,1 pontos). O menor índice foi registrado pelo ramo de manutenção e reparação (50,6 pontos). Na indústria extrativa, o índice passou de 55,4 pontos em outubro par 58,5 pontos no mês seguinte. Já na indústria da construção, o Icei deste mês alcançou 58,9 pontos (ante 57 pontos em outubro).
 Por região, os empresários industriais com maior otimismo estão no nordeste (61,2 pontos), centro-oeste (60,3 pontos), Norte (58,7 pontos), sul (57,3 pontos) e por último o sudeste, com 55,7 pontos. A pesquisa avalia percepções dos empresários industriais em relação às condições atuais da economia e da empresa e as expectativas para os próximos seis meses.
 O economista da CNI, Marcelo de Ávila, explica que a alta geral dos índices de confiança reflete a recuperação da atividade da indústria no segundo semestre, mesmo que lentamente. "A recuperação esperada para o começo do ano está ocorrendo somente agora", afirma.
 



 



"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-JF
SINDICIG
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Sinduscon-AM
SECOVI-GO
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Sinduscon-SP
ASBRACO
SECONCI BRASIL
Ascomig
Sinduscon-SF
ANEOR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea