Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

21/09/2020

Chineses fazem oferta por inovação em conceito Light Steel Frame

A pandemia do novo coronavírus não foi suficiente para afastar o interesse da China em investir no mercado brasileiro. Mesmo em meio à crise sanitária, a construtora Brosz, sediada em Paulínia, interior de São Paulo, recebeu proposta de um grupo de investidores chineses interessados em comprar a inovação gerencial desenvolvida pela empresa para o mercado de Light Steel Frame (LSF) nacional.

A novidade criada pelos brasileiros leva o nome de Supernova Casa Americana e  atinge em cheio o gargalo dos projetos de LSF no país: carência de profissionais especializados, capazes de atender as companhias contratantes com agilidade e eficiência. Os termos e valores da proposta são mantidos sob sigilo, mas a previsão é que a empresa termine as tratativas em meados de setembro.

“Projetamos um modelo de licenciamento que é livre de royalties ou pagamentos fixos e mensais. Visamos oferecer suporte técnico diretivo nos projetos, os quais mitigam riscos, patologias e desperdícios na execução das edificações. Para solucionar os problemas de treinamento, realizamos todo o acompanhamento presencial e online. Trata-se de um dos ineditismos na área de construção, uma vez que um time especializado fará as análises remotamente, com apontamentos e possíveis correções nos projetos. Também desenvolvemos a assessoria na captação e capacitação dos profissionais”, explica Nilton Machado, gestor de projetos da Brosz.

Os números do modelo de licenciamento são promissores, mesmo em tempos de pandemia. Até o final deste ano, a empresa espera fechar 30 licenças. Até dezembro de 2021, a expectativa é de chegar a 150. O investimento inicial é de R$ 90 mil. A empresa já possui mais de 60 construções realizadas em todo o país e a união de fatores como a redução de custos, o apelo ecológico e a agilidade na entrega, em comparação com obras de alvenaria, é a aposta para o crescimento.

Entre as facilidades da Supernova está a melhoria de qualidade nos insumos, bem como a oferta de preços com condições mais atrativas do que os aplicados no mercado. De acordo com a Beosz, isso gerará um ponto de apoio para o fortalecimento comercial dos licenciados ligados à marca.

Machado também explica que os investidores chineses têm como objetivo desenvolver a maior rede de construção a seco do Brasil e afirma que os estrangeiros desejam trazer insumos imprescindíveis ao sistema brasileiro, como placas, mantas, parafusos, conectores e outros produtos, aquecendo a cadeia de negócios do mercado de construção civil.

Contexto dos investimentos chineses no exterior

Apesar das dificuldades recentes com a pandemia e a crise econômica, o interesse do mercado chinês no Brasil não é de hoje. Recentemente, após a Câmara dos Deputados aprovar, o Senado Federal ratificou a participação do país no Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (BAII), uma iniciativa criada em 2015 e voltada para o desenvolvimento de infraestrutura sustentável fora da China.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-MA
Sinduscon-RS
Sinduscon-SM
SINDICIG
Sinduscon PR – Noroete
ASEOPP
Sinduscon-JP
Sinduscon-SF
ASBRACO
ASSECOB
Sinduscon-BC
Sinduscom-SL
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea