Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

17/06/2010

CDES entrega ao presidente Lula agenda para novo ciclo de desenvolvimento do país

A “Agenda para o Novo Ciclo de Desenvolvimento do país” foi o tema central da reunião desta quinta-feira (17) do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) da Presidência da República.

Realizada em Brasília, a reunião contou com as presenças do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e dos ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Guido Mantega (Fazenda).

Na ocasião, o CDES entregou ao presidente Lula o documento “A agenda para o novo ciclo de desenvolvimento brasileiro”.

O trabalho é resultado de amplas discussões realizadas no âmbito do Conselho sobre o futuro do país.

O trabalho aponta para os grandes desafios e oportunidades que farão parte do dia a dia do Brasil nos próximos anos.

Dentre os pontos abordados, o papel do estado.

A nova agenda foi apresentada ao presidente Lula pelo presidente da CBIC e membro do CDES, Paulo Safady Simão, juntamente com os conselheiros Marcelo Neri e Artur Henrique.

Em sua fala, Paulo Simão defendeu a necessidade de se ter um Estado forte e representativo, no cumprimento de suas funções constitucionais básicas, como a educação, a segurança pública e a saúde, bem como um Estado capaz de induzir, estimular e animar a sociedade em geral na busca do desenvolvimento sustentável.

“E, claro, um Estado que reúna os instrumentos e ferramentas capazes de controlar e orientar as atividades econômicas, sociais e políticas que regem a nação”, disse.

O presidente da CBIC também mencionou a importância de não se descuidar da estabilidade fiscal, lutar pelas reformas política, tributária e do judiciário, promover um amplo debate sobre os rumos da previdência social.

Ressaltou a necessidade de o país ampliar os investimentos públicos; criar boas e confortáveis condições para atrair os investimentos privados; estabelecer marcos regulatórios seguros e transparentes; melhorar o ambiente de negócio, e aprimorar a qualidade do licenciamento ambiental, com desburocratização e maior transparência dos processos.

O documento também trata do setor de transporte, em todos os seus diferentes modais; da ampliação da oferta de energia, especialmente as energias renováveis; do saneamento básico, e das questões do manejo e uso das águas, com destaque para o tema do desperdício de água tratada, que atinge cerca de 40% de perda no Brasil.

Íntegra do discurso do presidente da CBIC está disponível no site.
 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-PE
Sinduscon-RR
Sinduscon-BA
ANEOR
Sinduscon-Mossoró
Sinduscon-MA
Sinduscon PR – Noroete
Sinduscom-VT
Sinduscon-JF
Ademi – DF
Ascomig
Sinduscon-SE
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea