Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

20/08/2014

CBIC vê desaceleração do setor de construção civil em 2014

"Cbic"
20/08/2014

G1 – Globo

CBIC vê desaceleração do setor de construção civil em 2014

Expectativa é de uma alta entre zero e 1% neste ano, contra 1,6% em 2013.

Novo presidente da CBIC pediu prorrogação do Minha Casa Minha Vida 2.

A construção civil, assim como o restante da economia, deverá registrar desaceleração este ano, afirmou nesta terça-feira (19) o novo presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins.

Para ele, o Produto Interno Bruto (PIB) da construção civil deverá ter alta de zero a 1% em 2014. No ano passado, avançou 1,6% (dado revisado), segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

"As obras da Copa do Mundo terminaram e não foram repostas. O Minha Casa Minha Vida 2, que é de extrema importância para o setor, vai ter a meta de 2,75 milhões de moradias alcançada, neste ano, antecipadamente", declarou Martins a jornalistas, lembrando que as casas do MCMV 2 têm de ser contratadas até o final deste ano. Ele também avaliou que as concessões ainda não estão contribuindo para um crescimento maior do setor.

O presidente da CBIC afirmou, porém, que a construção civil deve manter o nível de empregos neste ano. Atualmente, segundo ele, o setor emprega cerca de três milhões de trabalhadores. "Prevemos estabilidade no emprego em 2014", declarou.

José Carlos Martins defendeu ainda a prorrogação do Minha Casa Minha Vida 2, previsto para terminar em dezembro deste ano, por mais seis meses (ou seja, até junho de 2015) e a inclusão de mais 350 mil moradias ampliando a meta geral para cerca de 3,1 milhões de unidades.

Em sua visão, isso evitaria uma lacuna de contratações até o lançamento do Minha Casa Minha Vida 3 que tende a demorar alguns meses para ser viabilizado pela necessidade de edição de uma nova Medida Provisória, aprovação pelo Congresso Nacional, sanção presidencial, edição de portarias ministeriais e mudança de normas dos agentes financeiros. "O maior problema que tem é a descontinuidade. Que se dê continuidade para ter uma transição tranquila [para a terceira fase do programa]", avaliou Martins.

O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção não fez uma previsão para o crescimento do setor no ano de 2015. Segundo ele, isso dependerá o comportamento da economia brasileira, da continuidade do Minha Casa Minha Vida, do ritmo das concessões e também do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

 


"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-RS
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Ademi – PE
Sinduscon-Oeste/PR
Ademi – ES
Ademi – RJ
Sinduscon-TAP
SINDUSCON – SUL
SECOVI- PB
Sinduscon Sul – MT
Sinduscon-RR
APEOP-SP
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea