Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

20/06/2012

CBIC propõe criação de grupo de trabalho para construção sustentável

"Cbic"
20/06/2012 :: Edição 342

 

ASBEA.ORG/BR 20/06/2012
 

CBIC propõe criação de grupo de trabalho para construção sustentável

No âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio +20, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) participou em 17 de junho do painel "Construção Sustentável – Desafio de pensar o futuro das cidades". Durante o encontro, a entidade propôs a criação de um grupo de trabalho sobre construção sustentável. O plano foi desenvolvido em conjunto com o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS), a Confederação Internacional das Associações de Construção (Cica), a Federação Interamericana da Indústria da Construção (FIIC) e o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CBEDS).
 
Com a meta de introduzir conceitos, indicadores e metas para o setor da construção relacionadas ao uso de recursos naturais, à eficiência energética e à redução das emissões de gases de efeito estufa, o grupo deve ser coordenado pela Unep (United Nations Environment Programme). Pela proposta, o grupo de trabalho sobre construção sustentável contaria com uma representação geográfica equilibrada e teria um ano, a partir da nomeação de seus integrantes, para conclusão da primeira fase do projeto e definição do cronograma para as fases seguintes.
 
O documento, que deve ser entregue às autoridades brasileiras e representantes da ONU presentes à Rio + 20, ressalta o papel estratégico que o setor da construção ocupa no desenvolvimento de todos os países do mundo, além de estabelecer que, para alcançar Metas de Desenvolvimento Sustentável na Construção será necessário integrar as ações de governos, empresas e demais instâncias da sociedade civil.
 
O encontro reuniu Paulo Safady Simão, presidente CBIC; Marcelo Takaoka, presidente do CBCS; Marina Grossi, presidente do CEBDS, e Dan Hoornweg, especialista do Banco Mundial em Cidades Sustentáveis e Edson Yabiku, arquiteto da Foster + Partners.

"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Oeste/PR
Abrainc
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
FENAPC
Sinduscon-AL
Sinduscon-MG
Sinduscom-NH
Ademi – DF
Sinduscon – CO
SECONCI BRASIL
SECOVI-SP
Sinduscon-BC
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea