Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

07/06/2023

CBIC participa de evento sobre Gestão de Contratos, em Vitória

O presidente da Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ilso José de Oliveira, participou, nesta terça-feira (6), do Seminário Técnico em Gestão de Contratos, em Vitória (ES). Realizado pela Câmara Setorial de Base e Construção da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), o evento teve como objetivo atender as necessidades das empresas do estado e contribuir para aprimorar a expertise sobre o tema.  

Durante o evento, o presidente da COIC ministrou a palestra “A Cultura da Gestão Compartilhada e os Benefícios de sua Aplicação”. Segundo Oliveira, a gestão compartilhada traz pontos relevantes no contexto atual da construção civil, que busca cada vez mais eficiência e transparência em suas operações. “É fundamental que as empresas e os profissionais envolvidos estejam abertos e dispostos a trabalhar cooperativamente e direcionando seus vetores de força no norte de sucesso do projeto”, destacou Oliveira. 

O encontro forneceu aos participantes ferramentas e estratégias para melhorar a qualidade e a eficiência dos projetos, além de promover troca de experiências e networking. Foram apresentados casos de sucesso das empresas ArcelorMittal, Fortes Engenharia, Metalvix e Vale.  

 

Desenvolvimento do setor

Presente no evento, o vice-presidente da Findes, Paulo Baraona, destacou que os projetos da entidade local têm sido importantes para o desenvolvimento do setor e contribuído para a melhoria do ambiente de negócios.   

“O trabalho conjunto e bem estruturado que a Câmara está realizando faz a diferença. E podemos ver esses resultados no destaque que as indústrias capixabas têm no cenário nacional quando o assunto é fornecimento de bens e serviços para o setor de base e construção. Para se ter ideia, em 1990, a participação das fornecedoras do ES em projetos de grandes companhias no Brasil era de 8%. Em 2022 saltou para 60%”, contou. 

O presidente da Findes, Antônio Falcão, ressaltou a atuação da Câmara de Base no Estado e destacou algumas metas previstas para serem realizadas ainda este ano.  

“Estamos trabalhando para alcançar no ES: 90% dos trabalhadores locais inseridos nos investimentos Capex e Opex e 70% de fornecimento local nestes investimentos. Além de ter 60% do faturamento das empresas capixabas fornecendo para fora do Estado”, destacou.

O tema tem interface com o projeto “Sustentabilidade das Empresas do Segmento de Obras Industriais e Corporativas”, da COIC/CBIC, em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

(Com informações da FINDES)

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-MS
Sinduscon-BC
Sinduscon-AL
Sinduscon-PLA
FENAPC
Sinduscon-Costa de Esmeralda
ADEMI – BA
Sinduscon Sul – MT
Sinduscon – Vale do Piranga
ADEMI-AM
Sinduscon-Mossoró
Sinduscon PR – Noroete
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea