Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

25/05/2023

CBIC busca parceria com Finlândia para construção com madeira

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) segue em mais uma etapa pela missão empresarial internacional sobre construção com madeira. Nesta quinta-feira (25), o presidente da entidade, José Carlos Martins e o presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA) da CBIC, estiveram em reunião com o diretor da Confederação Finlandesa da Construção, Antti Aaltonen, no intuito de firmar parceria sobre o tema. 

De acordo com o presidente da CBIC, o encontro foi uma oportunidade para troca de experiências sobre cenários, tecnologias e projetos para a construção. “Esse intercâmbio de experiências é fundamental para o Brasil. Estamos em busca de parcerias para levar o melhor do mercado para o nosso setor e contribuir com a agenda da sustentabilidade”, apontou Martins. 

Temas como BIM (Building Information Modeling) e transição para a construção em baixo carbono estão na pauta do próximo encontro, previsto para esta sexta-feira (26). 

Comitiva na Suécia

Tecnologias construídas com madeira foram destaque da missão na Suécia, onde a CBIC visitou, com o grupo de empresários, as cidades de Skelleftea e Estocolmo. O país, que possui uma longa tradição em construção com madeira, dispõe de diretrizes de declaração do clima para o setor da construção. 

O grupo visitou a Universidade de Lulea Tekniska, que tem uma unidade de Ciência e Processamento da Madeira, além de ações regionais que promovem o uso e a inovação em madeira. 

Na cidade de Estocolmo, a comitiva esteve na empresa Ligna Energia, que propõe comercializar energia verde utilizando materiais sustentáveis e métodos inovadores, como resíduos de florestas. Já na cidade Linkoping, o bairro Vallastaden utiliza novas tecnologias construtivas em madeira e energia positiva nas residências. 

Durante a programação, a diretora da Associação de Madeira da Suécia, Anna Ryberg, apresentou ações voltadas para o processo de descarbonização do setor, e orientou como promover informações sobre o uso da madeira, produtos de madeira e o uso da madeira da construção, a fim de contribuir para uma sociedade sustentável. Durante a apresentação, Anna ressaltou que os municípios suecos desenvolvem conhecimento por meio de estratégias para a construção em madeira.

O tema tem interface com o projeto “Cenários e Transição para uma Economia da Indústria da Construção de Baixo Carbono”, da Comissão de Meio Ambiente (CMA) da CBIC, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-BA
Sinduscon-PA
Sinduscon-RN
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Sicepot-PR
Sinduscon Chapecó
Sinduscon – Norte
Sinduscon – Vale do Piranga
Sinduscon-Mossoró
APEOP-SP
ADIT Brasil
Sinduscon-PR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea