Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

25/06/2012

CBIC apresenta nova fase do Programa Inovação Tecnológica durante Enic de Belo Horizonte

A CBIC apresenta neta quinta-feira, dia 28 de junho, durante plenária da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) que abordará o tema “Modernização do Processo Construtivo Brasileiro: Inovação e Sustentabilidade”, por ocasião do 84º Enic, em Belo Horizonte, os próximos passos do Programa Inovação Tecnológica (PIT).

O assunto será abordado pelo vice-presidente da CBIC, José Carlos Martins. Criado em 2008, o PIT tem por objetivo difundir a prática da inovação tecnológica no universo de empresas da indústria da construção civil no país.

Sua metodologia se dá pela realização de estudo, análise e definição de diretrizes.

Periodicamente, a CBIC realiza reuniões e monitora o andamento do cronograma e do conteúdo, alinhando-o à filosofia de fazer do PIT uma ferramenta de uso simples e completa.

Durante o Enic, José Carlos vai mostrar um panorama dos próximos passos do PIT.

Um dos destaques é a renovação do Prêmio CBIC de Inovação Tecnológica – Concurso Falcão Bauer, que já teve 18 edições e agora passará por uma fase de melhorias.

“As categorias e os critérios do concurso serão reestruturados com a finalidade de buscar o incentivo de inovação no mercado, ou seja, aquilo que já está desenvolvido e já tem solução no mercado será destacado pela CBIC”, explica José Carlos.

Outro objetivo dessa reestruturação é agregar novos conhecimentos para os premiados – empresas e empresários. “Estamos mudando de patamar para divulgar essa premiação e de visibilidade do concurso. Ele é um dos cinco projetos estruturantes da CBIC e queremos colocá-lo no patamar que a inovação tem hoje para a sustentação do crescimento brasileiro”, frisa o vice-presidente.

Outro desafio do PIT é a criação e a implantação do Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído (Pisac) em Brasília, em parceria com o Governo do Distrito Federal, a Universidade de Brasília – UnB, o Sinduscon-DF, a Ademi-DF, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e a empresa inglesa Building Research Establishment (BRE).

Para a CBIC, os efeitos das inovações para o setor da construção civil e para a sociedade como um todo são necessários para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Por isso, pretende transformar as ações decorrentes do PIT em ações permanentes e em contínuo aperfeiçoamento, com a finalidade de atingir o maior número possível de empresas e profissionais de toda a cadeia produtiva do setor.
 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Vale do Itapocu
ANEOR
Ademi – PR
AELO
Sinduscon-Mossoró
SINDUSCON – SUL
SECOVI-GO
APEOP-PR
Sinduscon-PR
Sinduson – GV
SECOVI-PR
Sinduscon PR – Noroete
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea