Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

29/09/2022

CBIC aponta perspectivas positivas para a construção durante evento da ACCA

O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção CBIC, José Carlos Martins, esteve no dia 26/09, em Joinville/SC, em evento promovido pela Associação Catarinense de Construtores e Afins (ACCA). O encontro teve como propósito comemorar junto aos seus associados e autoridades os cinco anos de importante atuação da entidade no segmento da construção civil, lutando pelos interesses do setor.

Prestigiaram o evento autoridades públicas como o presidente da Câmara de Vereadores, Maurício Peixer, os deputados federais Coronel Armando e Rodrigo Coelho, dentre outros. Também estiveram presentes  importantes nomes locais ligados ao setor da construção civil, como:

  • Carlos Lopes, presidente do Sinduscon
  • Marco Antônio Corsini, vice-presidente Sul da CBIC
  • Jucimar Taylor Sevegnani, da ACIJ
  • Eduardo Jacobi, superintendente da Caixa
  • Mirna Rubia Comandulli vice-presidente da FENAPC
  • José Haveroth, presidente da ACOMAC

O Cenário da Construção Civil no Brasil

Um dos pontos altos do evento foi a participação de José Carlos Martins, presidente da CBIC. Segundo a Diretoria Executiva da ACCA, ele representa um “dos maiores nomes da construção civil em todo o país”.

Em sua fala, o presidente da CBIC salientou sua perspectiva otimista sobre o cenário econômico do país em relação ao setor da construção civil e ao mercado imobiliário. Destacou o crescimento, desde 2021 de cerca de 65% financiamento de imóveis de médio e alto padrão com o uso da caderneta de poupança, via Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). “A poupança deu um boom no ano passando e seguiu subindo”.

Quanto ao programa Casa Verde e Amarela (CVA), Martins destacou o impacto de uma série de mudanças ocorridas nos últimos meses como muito favorável para a sua contratação. “A gente conseguiu, graças à melhoria da curva de subsídio e a uma séria de ações ocorridas que, sobrepostas, viraram um ganho muito grande ao nosso comprador no cenário da construção”, destacou, reforçando que “em agosto de 2022, nós contratamos 40% a mais do que agosto de 2021. A média diária de setembro está maior do que em agosto. Então, nesse instante, não existe nada que diga que isso irá retroceder”.

 Visão de Futuro e impacto da Selic

Para o representante da CBIC, a Selic só irá influenciar de forma determinante o cenário da construção se houver impacto nas quedas de emprego, como já houve no país há alguns anos. “Enquanto a Selic não começar a impactar na economia e a gerar desemprego, não nos afeta em nada”.

Segundo Martins, não há tendência de as eleições impactarem de forma negativa no cenário da construção civil, pois tanto o governo atual quanto o da oposição valorizam o incentivo à moradia. José Carlos Martins concluiu dizendo que o desenvolvimento e a dinâmica social que ocorre em uma economia favorável é um sinal positivo para o mercado da construção.

“O que nós vemos para o futuro então? Quem determina o cenário é a demanda de crescimento vegetativo, a dinâmica de desenvolvimento que ocorre em um momento econômico adequado. Enquanto houver pessoas casando, nascendo, se mudando de cidade, haverá busca por imóveis”.

Associação Catarinense de Construtores e Afins

Para Naray Joila de Freitas, presidente da ACCA, a presença de José Carlos Martins abrilhantou a comemoração da entidade. “Nos sentimos honrados com ele estar conosco. Ele é um dos principais nomes da construção civil no país”.

Martins agradeceu ao carinho e ao convite e parabenizou o trabalho da ACCA que tem sido feito com tanta ênfase e sucesso. “Eu acredito demais nas coisas que tem coração de pessoas que arregaçam as mangas e vão à luta”. Destacou ainda a importância do associativismo e da união pelos interesses comuns. “Se juntos a luta já é difícil, separados então…muito mais”, conclui.

(Com informações de Andreia Jacopetti Baptista)

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-PB
Ademi – ES
ADEMI – BA
Sinduscon-BNU
Sinduscon-JF
APEMEC
Sinduscon-AM
Sinduscon-PLA
SINDICIG
Sinduscon-SE
ANEOR
SECONCI BRASIL
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea