Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

25/09/2020

Canteiros de obras registram mínima contaminação por Covid-19 

Os casos suspeitos e confirmados de contaminação pelo novo coronavírus nos canteiros de obras seguem em patamares bastante reduzidos pela sétima semana consecutiva. Foi o que apurou a pesquisa semanal ‘Conhecendo as Ações das Construtoras Paulistas no Combate à Covid-19’, realizada pelo Sindicato da  Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci-SP),  que chegou à sua 20ª edição. 

Os casos suspeitos, que na rodada anterior da enquete se situavam em torno de 0,15%, oscilaram para 0,12% do contingente de trabalhadores; e os confirmados mantiveram-se em 0,07%.

De acordo com Odair Senra, presidente do SindusCon-SP, e Haruo Ishikawa, presidente do Seconci-SP, tanto as empresas quanto os trabalhadores têm se mantido firmes na observância das medidas de prevenção nos canteiros de obras, trajetos e residências.

“Está havendo uma conscientização geral da indústria da construção sobre a importância de se manter a disciplina para evitar novas contaminações pelo coronavírus. Isto é muito positivo, considerando o desafio da introjeção de novos hábitos, como o uso permanente de máscaras, a higienização constante das mãos e a manutenção do distanciamento”, comentam Senra e Ishikawa.

Nesta 20ª rodada, foram obtidas respostas de 41 empresas, responsáveis por 518 obras, envolvendo 34.575 empregos diretos e terceirizados, de 17 a 23 de setembro.

Principais resultados da 20ª Pesquisa:

  • 0,12% afastados por suspeita de Covid-19;
  • 0,07% afastados por confirmação da doença;
  • 514 obras em andamento e 4 paradas;
  • 98% do pessoal estão em atividade;
  • 100% das empresas adotam medição de temperatura e higienização das mãos, dão orientações diárias sobre prevenção, e higienizam e realizam demarcações em áreas de vivência;
  • 98% fornecem máscaras para o transporte, orientam sobre limpeza dos Equipamentos de Proteção Individual e afixam informativos impressos sobre a Covid-19 nos locais de circulação;
  • 93% fornecem máscaras para utilização na obra, realizam limpeza de EPIs e ferramentas e instituem horários escalonados para entrada, saída e refeições;
  • 88% realizam outras práticas para a prevenção da contaminação entre os trabalhadores e a comunidade e distribuem informativos eletrônicos de orientação.

Os presidentes do SindusCon-SP e do Seconci-SP reafirmam o convite para mais empresas com obras no Estado de São Paulo participarem das próximas rodadas da pesquisa. Basta enviar um e-mail para [email protected] e o Seconci-SP entrará em contato para incluir a construtora na enquete. As entidades garantem sigilo absoluto sobre as informações prestadas.

Veja o relatório completo das cinco últimas rodadas da pesquisa.

Veja o relatório completo da 11ª à 15ª rodada da pesquisa.  

Veja o relatório completo da 6ª à 10ª rodada da pesquisa.  

Veja o relatório completo das cinco primeiras rodadas da pesquisa.

A iniciativa integra o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia da Covid-19 e é parte integrante do ‘Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador’, realizado pela Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da CBIC, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

Desde o início da pandemia, além da adoção de novos protocolos para proteger os trabalhadores, as empresas de construção civil têm realizado diversas ações que estão sendo compiladas e podem ser acessadas na área Ações da Construção na Pandemia.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
FENAPC
Sinduscon-SM
Sinduscon-Norte/PR
Sinduscon-TO
Sinduscon Chapecó
Sinduscon-Teresina
Sinduscon-TAP
Sinduscon – Lagos
Sinduscon-RS
ADEMI-AM
Sinduscon-Brusque
Sinduscon-AC
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea