Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

07/04/2014

''Canteiro de obras'' pode ser 90% transformado

"Cbic"
07/04/2014

Bem Paraná Online

''Canteiro de obras'' pode ser 90% transformado

Saiba mais Crea-PR fiscaliza destino de restos O risco de contratar caçambeiros Material de construção reciclado custa 40% menos

De acordo com dados do Instituto Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (IBDS), aproximadamente 90% dos resíduos da construção civil podem ser reciclados. A comercialização e a reutilização dos produtos reduzem custos. Além disso, cai também o volume de guarda e transporte dos itens que podem gerar receitas diretas, com a venda, ou indiretas, por meio de doações, e reduzem o consumo de energia da extração de recursos naturais.

Inúmeras pesquisas em universidades apontam caminhos para o reaproveitamento desses resíduos. Em usinas de beneficiamento, o entulho vermelho (restos de tijolos, telhas, blocos cerâmicos e terra) se transforma em um agregado reciclado que pode ser utilizado como base e sub-base na pavimentação de ruas, por exemplo. Já o entulho cinza, composto por restos de concreto, vira areia reciclada e brita.

A estimativa de geração de resíduos produzidos nas atividades de construção, manutenção e demolição oscila entre 0,4 e 0,5 toneladas por habitante ao ano, valor igual ou superior à massa de lixo urbano.

 



"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-AP
Sinduscon-DF
Sinduscon-SE
FENAPC
Sinduscon-Oeste/PR
Ademi – AL
Sindicopes
Sinduscon Sul – MT
SECONCI BRASIL
Sinduscon – Lagos
Ademi – SE
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea