Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

28/08/2009

Busca pela economia gera “onda verde” na construção

De olho nos impactos ambientais e econômicos gerados pelos programas habitacionais e pela aceleração das obras de infra-estrutura, principalmente em função da Copa de 2014, empresários da cadeia produtiva da Indústria da Construção se unem no próximo dia 2 de setembro, às 10hs, durante o painel econômico do 81º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), no Rio de Janeiro.

A proposta é debater novas formas de produzir com eficiência e qualidade, obedecendo aos conceitos de sustentabilidade, gerando menores custos para construtores e consumidores.

A construção sustentável, como é chamada essa nova tendência, faz uso de materiais ecologicamente corretos e eficientes e de soluções tecnológicas inteligentes para promover o bom uso e a economia de recursos, como água e energia elétrica; a redução da emissão de gases de efeito estufa, tanto na produção de matéria-prima quanto na operação normal das edificações; a melhoria da qualidade do ar no ambiente interno e o conforto de seus moradores e usuários.

Dados do Conselho Brasileiro de Construções Sustentáveis (CBCS) mostram que, embora a construção de prédios verdes possa ser cara no início, o dinheiro que você gasta inicialmente pode voltar na forma de contas mais baixas de água e de energia. Eles consomem, em média, 30% menos água e energia elétrica, e, em 20 anos seu valor de mercado aumenta cerca de 20% acima da variação média do setor imobiliário de determinada região.

Participarão do debate o economista Sérgio Bessermann Vianna; Luiz Henrique Ceotto (Tishman Speyer); Artur Henrique da Silva Santos, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), e Roberto Kauffmann, presidente do Sinduscon-Rio e representante da CBIC/CNI no Conselho Curador do FGTS. O painel será mediado pela jornalista Flávia Oliveira, do jornal O Globo. 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
ANEOR
Ascomig
Sinduscon – Vale
ADEMI – BA
Sinduscon-GO
Ademi – PE
Sinduscom-SL
Sinduscon-SM
Sinduscon-CE
Sinduscon-Teresina
SECONCI BRASIL
Sinduscon Chapecó
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea