Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

20/03/2014

Burocracia encarece valor de imóveis em até 12%

"Cbic"
20/03/2014

correiobraziliense.com.br

Burocracia encarece valor de imóveis em até 12%

Diego Amorim

Incompetência, má gestão, leis confusas e contraditórias, atraso tecnológico: é longa a lista de deficiências que atrasam e encarecem os empreendimentos imobiliários no Brasil. Todo o trâmite de licenciamentos e aprovações, incluindo os gastos com documentação, representam, em média, 12% do valor de um imóvel residencial, segundo estudo divulgado ontem pelo setor. Da compra do terreno à entrega das unidades, o chamado custo da burocracia chega a R$ 18 bilhões por ano. E quem paga essa conta é o consumidor.

Entre os entraves elencados, quatro se destacam, na avaliação do presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), Paulo Simão: a "caótica" aprovação de projetos nas prefeituras (no caso de Brasília, nas administrações regionais); a falta de padronização e critério nos cartórios; o imbróglio do licenciamento ambiental; e mudanças aleatórias em planos diretores. "A sociedade paga por algo que simplesmente não serve para nada, está enxugando gelo", comentou.

A curto prazo, apesar de números e constatações fortes do estudo, os representantes do setor sabem que pouco podem fazer para mudar esse quadro. No máximo, conquistarão discursos de apoio, como o protagonizado também ontem pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior, durante a apresentação dos dados. "Estamos fazendo a nossa parte", disse ela. Desde o ano passado, executivos da construção civil têm batido à porta de autoridades para convencê-los da necessidade de reduzir a burocracia.



"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
SINDICIG
ANEOR
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Aconvap
Sinduscon Chapecó
Ascomig
Sinduscon-Teresina
ASEOPP
Assilcon
Sinduscon-ES
Sinduscon Sul – MT
Sinduscon-JP
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea