Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

31/05/2012

BC corta juros para o nível mais baixo da história

"Cbic"
31/05/2012 :: Edição 329

 

Folha de S. Paulo/BR 31/05/2012
 

BC corta juros para o nível mais baixo da história

Redução de 0,5 ponto faz a Selic ser a menor desde a sua criação, em1986

 O Banco Central reduziu ontem a taxa básica de juros da economia de 9% para 8,5% ao ano -o mais baixo percentual desde a criação da Selic, em 1986.
 Na primeira divulgação detalhada de como votou cada um dos sete membros do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central), a decisão foi tomada por unanimidade.
 Devido ao impacto da crise externa sobre o ritmo de crescimento do país, o BC vem reduzindo os juros para tentar estimular o consumo e ativar a economia.
 Se descontada a expectativa de inflação, o juro real caiu para 2,8% no país, ainda um dos mais altos do mundo, mas o menor desde o início da década de 90.
 Com o corte da Selic, passa a vigorar na prática a nova regra para a remuneração da poupança, que resultará em ganhos inferiores aos tradicionais 6,17% ao ano.
 Pela nova metodologia, a caderneta renderá o equivalente a 70% da Selic, quando esta for igual ou inferior a 8,5%. Assim, o rendimento passará agora a 5,95% ao ano, mais a TR. Poder A16
 —————————————–
 MEDIDA REDUZ RENDIMENTO DA POUPANÇA
 Com a Selic a 8,5% ou menos, passa a valer a nova regra de remuneração da poupança, que atrela o rendimento dos novos depósitos a 70% da taxa Pelo novo cálculo, o rendimento da caderneta cairá de 6,17% ao ano para 5,95% ao ano, mais a variação da TR (Taxa Referencial
 —————————————–


"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-ES
Ademi – SE
SINDUSCON – SUL
Sinduscon-BC
Ademi – PE
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
ADEMI – BA
Sinduscon-MG
Sinduscon – Grande Florianópolis
Sinduscon-RS
Sinduscon – Norte
SECOVI-SP
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea