Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

25/02/2015

Bairro de Brasília que já teve metro quadrado entre os mais caros

"Cbic"
25/02/2015

Portal R7 – 25 de fevereiro

Bairro de Brasília que já teve metro quadrado entre os mais caros

Bairro de Brasília que já teve metro quadrado entre os mais caros do Brasil sofre com falta de estrutura e desvalorização

O preço do metro quadrado caiu mais de 20% nos últimos cinco anos

Sem infraestrutura e com obras inacabadas, o Setor Noroeste, que já teve o metro quadrado entre os valores mais altos do Brasil, está longe de ser o que se esperava e os imóveis estão cada vez mais desvalorizados. O metro quadrado que em 2010 era vendido a aproximadamente R$ 14 mil, agora não passa dos R$ 10 mil.

Quem comprou um imóvel no Noroeste, região nobre de Brasília, não imaginava que cinco anos após o inicio das obras, o projeto de cidade modelo, verde e inteligente ainda estaria no papel.

– Boa parte do Noroeste ainda carece da urbanização. Isso é um fator que tem pegado muito, para os compradores futuros e para os que já compraram. Alguns já até mudaram, disse o presidente da Associação de Corretores do DF, José Geraldo da Silva.

A arquiteta e urbanista, Laila Mackenzie Mendonça, aponta alguns dos principais problemas enfrentados pelos moradores da região. Entre eles estão à falta de iluminação, a fiação elétrica aérea e o parque Burle Marx que, até o momento, não conta com nenhum tipo de infraestrutura e até o lago está seco.

– Esse parque não foi implantado como foi prometido. Até o final do ano passado, que era a data prevista para a implantação, ele não estava em condições e estamos vendo que não está como deveria.

Ela explica ainda que o projeto contemplava um sistema especial de coleta de lixo. Entretanto, a técnica sofisticada, aplicada em cidades como Barcelona, na Espanha, nunca foi implementada.

– O lixo seria pré-selecionado, depois colocado em uma entrada, sugado e levado a uma usina de tratamento no SIG, mas o sistema não foi instalado.

Ela cita ainda outros problemas como o mato alto, sistema de transporte público deficiente, falta de placas de sinalização e ausência de calçadas.

Em 2013 a Terracap (Agência de Desenvolvimento do DF) assinou um termo de compromisso para a conclusão dos serviços de infraestrutura das etapas I e II e do parque Burle Marx. O acordo previa o término das obras até o final de 2014, mas isso não ocorreu.

A Terracap informou por meio de nota, que o Tribunal de Contas do Distrito Federal suspendeu por tempo indeterminado as obras do parque Burle Marx e que não há problemas com a infraestrutura do bairro.

Para o presidente da Associação de Corretores do DF, José Geraldo, o bairro está passando apenas por uma fase, mas continua sendo uma boa opção para quem deseja investir no setor imobiliário.



"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-PB
Sinduscon-RN
Sinduscon PR – Noroete
FENAPC
Sinduson – GV
Sinduscon-TO
Sinduscon-Mossoró
Sinduscon-SE
Sinduscon-Teresina
Sinduscon – Grande Florianópolis
ANEOR
Sinduscom-NH
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea