Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

10/04/2012

Aumenta a venda de imóvel novo em São Paulo

Pesquisa realizada pelo Secovi-SP revela que aumentou as vendas de imóveis novos na cidade de São Paulo em fevereiro e que o número de unidades vendidas quase dobrou em relação a janeiro.

Em fevereiro foram comercializadas 2.019 unidades, volume 97,5% maior em relação a janeiro, mesmo com menor número de dias úteis. Em relação ao mesmo mês de 2011, a alta foi de 12,8%.

De acordo com o Secovi-SP, em janeiro e fevereiro, apesar do número baixo de lançamentos, as vendas foram 17,7% maiores do que no primeiro bimestre do ano passado.

O resultado reafirma a tendência de crescimento de vendas de 5% a 10% neste ano. Isso significa uma reversão de parte da queda acumulada no ano de 2011 em relação a 2010: de 21% no número de unidades e de 15% em valor.

Esse crescimento expressivo de vendas reflete a mudança do cenário econômico, como a queda da taxa básica de juros, a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e a crise europeia sob controle melhoraram o humor do mercado.

No entanto, de acordo com o Secovi-SP, a base fraca de comparação, que é o primeiro bimestre de 2011, também contribuiu para o melhor desempenho de vendas.

Além disso, um resultado surpreendente da pesquisa de fevereiro foi a ampliação da participação dos imóveis de dois dormitórios no total das vendas.

A liderança de vendas nos últimos tempos tem sido de imóveis de um dormitório.

Enquanto as vendas cresceram em fevereiro, o número de unidades lançadas caiu pela metade em relação a 2011.

Pesquisa feita pela Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp) mostra que foram lançadas em fevereiro 1.383 unidades, um número 52,3% menor em relação ao mesmo mês de 2011.

O fato de as vendas terem superado os lançamentos indica que parte dos negócios é desova de estoque de apartamentos.

Depois da retração em 2011, incorporadoras e construtoras fizeram um ajuste para se adequar ao menor ritmo de crescimento do mercado. De acordo com a pesquisa, 74,9% da unidades vendidas em fevereiro se encontravam em fase de lançamento.

Fonte: O Estado de S.Paulo.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sicepot-RS
ASSECOB
Sinduscon-AL
SECOVI-SP
Sindicopes
Sinduscom-NH
Sinduson – GV
Sinduscon-Joinville
Sinduscon-Costa de Esmeralda
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Sinduscon-RIO
Sinduscon-PR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea