Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

21/10/2019

Assista transmissão sobre Rede de Serviços de Desempenho Habitacional

A próxima reunião da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) será realizada no dia 24 de outubro, das 10h30 às 17h00. Dentro da programação está previsto para as 12h30 um painel sobre os serviços da Rede de Serviços de Desempenho Habitacional (RSDH), que podem ser aproveitados pela cadeia produtiva da construção civil com foco na Norma de Desempenho em Edificações Habitacionais. A apresentação do painel, a ser feita pelo consultor Fúlvio Vittorino, contará com transmissão online pela página da CBIC no Youtube: http://bit.ly/canalcbic

Fúlvio Vittorino explica que a RSDH, formada por 11 Instituições de Ciência de Tecnologia, a Rede de Serviços de Desempenho Habitacional (RDSH), foi criada com a missão de ofertar os conhecimentos e serviços de suas associadas às empresas do setor da Construção Civil, com a finalidade de apoiá-las na implementação da Norma de Desempenho (NBR 15.575: 2013).

A palestra online vai apresentar as possibilidades de apoio às empresas na implantação da Norma de Desempenho da ABNT (NBR 15.575: 2013). Para tanto, segundo Vittorino, a RSDH oferta para o mercado três modalidades de serviços. “O primeiro engloba 15 pacotes de consultorias para empresas que necessitam de apoio no desenvolvimento do projeto, na execução da obra e no desenvolvimento do produto. Já o segundo trata de capacitação para empresas que desejam aprimorar seus conhecimentos da Norma de Desempenho. O terceiro item faz uma avaliação de desempenho de componentes, elementos e sistemas a partir de análise de projeto, simulações, ensaios e inspeções de protótipos”, explica Vittorino.

A RSDH é uma rede temática de um programa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) conhecido como Sistema Brasileiro de Tecnologia (SIBRATEC). O programa, apoiado e financiado pela Financiadora de Inovação e Pesquisa (FINEP), é responsável pela criação, não só da RSDH, como de outras redes temáticas voltadas para no desenvolvimento tecnológico das empresas brasileiras.

A reunião da Comat será na sede do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP). O andamento das ações referentes às Normas de Desempenho da ABNT também é um dos destaques da pauta, que terá transmissão a partir das 10h30, com Fábio Vilas Boas como palestrante. Os assuntos tratados nos painéis têm interface com o projeto ‘Tecnologia e Inovação na Indústria da Construção’, iniciativa da CBIC que conta com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai Nacional).

No dia anterior, dia 23 de outubro (quarta-feira), a Comat realiza reunião do GANT – Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas publicadas pela ABNT, no horário das 15h às 18h.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Caxias
Sinduscon-PR
Sinduscon-Brusque
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Sinduscon-RIO
Sinduscon-MT
ANEOR
Sinduscon-BNU
Sinduscon-BC
Sinduscon-SP
Sinduscon-SF
Ademi – GO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea