Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

22/05/2014

As autoridades presentes na abertura do 86º Enic

"Cbic"
22/05/2014

DIÁRIO DA MANHÃ

As autoridades presentes na abertura do 86º Enic

DANYLA MARTINS

Na abertura do 86º Encontro Nacional da Indústria da Construção, Dilma estava acompanhada do governador do Estado de Goiás Marconi Perillo (PSDB), do vice-governador José Eliton (PP), do prefeito de Goiânia Paulo Garcia (PT), além da presença do presidente da Câmara Municipal de Goiânia Clécio Alves (PMDB). 

Dentre os empresários que compuseram a bancada junto com a presidente estavam o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Paulo Safady imão, presidente do Fórum de Ação Social e Cidadania, Maria Helena Mauad, Ministro das Cidades, Gilberto Occhi, Secretária Nacional de Habitação, Inês da Silva Magalhães, presidente da Caixa conômica Federal, Jorge Ereda, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Pedro Alves de Oliveira, presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi), Ilezio Inácio Ferreira, presidente Sindicato da Indústria a Construção no Estado de Goiás (Sinduscon-GO) Carlos Alberto de Paula Moura Júnior. 

Durante o discurso a presidente Dilma Rousseff enfatizou o programa Minha Casa Minha Vida como um dos principais programas do governo federal que teve a portunidade de participar da criação. Dilma Rousseff ressaltou a importância do evento, principalmente pelas temáticas abordadas. “A agenda do evento é de suma relevância para todos os brasileiros e para o desenvolvimento do Brasil”. 

Sobre os programas existentes na área da construção a presidente afirmou que o Minha Casa Minha Vida deve continuar e no dia 29 de maio será lançado a terceira etapa. “Aprendemos com este programa a acumular experiência e a capacidade de realização. Há vontade política no Minha Casa Minha Vida 3”. Dilma Rousseff ressaltou que o programa não pode ser interrompido devido a natureza a qual se sustenta a iniciativa e por perceberem a impacto do programa no Brasil. “Fizemos esse programa por perceber que a equação entre o valor do imóvel e o salário do brasileiro não fechava”. 

Dilma Rousseff ainda acrescentou que optaram por fazer um programa direto com a Caixa Econômica Federal por não considerar viável o repasse em cadeia e “passeando entre o Estado e depois os municípios”. A presidente também afirmou que até o final de 2014 serão 2.750 milhões de casas construídas, somando todas do seu governo. “Temos resultados e o padrão construtivo vemos que evoluímos e somos capazes de fazer”.

PROGRAMA SOCIAL

A presidente sustentou que o lançamento da terceira etapa do Minha Casa Minha Vida será anunciado este mês para que os empresários façam os cálculos econômicos. “Tiramos da pobreza 36 milhões de brasileiros. Para muitos, a riqueza pode ser uma casa própria”. Dilma Rousseff frisou a relevante parceria com o governo do Estado e também com as prefeituras. 

Outro programa que a presidente ressaltou foi o Pronatec como um mecanismo que possibilita a profissionalização dos brasileiros, além dos investimentos nos Institutos Federais. “Sinto muito governador, mas este é em Brasília”, disse a presidente ao governador Marconi Perillo sobre a construção de uma unidade do Instituto Federal. “Sabemos que vamos mudar a estrutura da educação, porém não podemos esperar”. Dilma Rousseff apresentou vários números que constam o desenvolvimento aplicado durante o seu governo e salientou que o Brasil está em um patamar avançado. “Educação. Educação. Educação”, desta forma a presidente encerrou o discurso.

QUALIDADE

Se referindo a presidente da república, o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia iniciou o discurso ao ressaltar que Dilma Rousseff é uma representante digna e que a Capital possui uma alta qualidade de vida. “Goiânia experimenta um inexorável crescimento que se deve a Dilma”. Entre os exemplos, o prefeito citou que Goiânia tem obras em várias áreas em parceria com o governo federal.

“Mulher digna, pragmática que não foge a luta”, frisou o prefeito afirmando a inauguração de dez Cmeis em agosto, além de inaugurações na área da saúde. Contudo, o prefeito ainda frisou que hoje será assinada R$91 milhões com o Ministério da Habitação. “São exemplos significativos. Agradecemos os investimentos e acreditamos no seu trabalho”. 

O governador Marconi Perillo ressaltou as parcerias com as três esferas do poder e agradeceu o espírito republicano da Presidente. “Temos um relacionamento convergente mesmo sendo de outro partido”. Marconi Perillo citou a viabilização da ferrovia Norte-Sul e a duplicação da BR-060 e reconheceu a retomada das obras do aeroporto para atrair novos investimentos. “Somos um grande e produtivo canteiro de obras. Com esses programas em parceria com o governo federal estamos tentando atender os 246 municípios”.

 


"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-PE
Sinduscon Sul – MT
Sinduscon-RO
Ademi – MA
Sinduscon-SP
Sinduscon-BC
Sinduscon-MS
Sinduscon-SF
Abrainc
Sinduscon-ES
SECOVI-PR
Sinduscon – Vale
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea