Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

22/09/2020

Alta de preço de material da construção preocupa empresários

Análise sobre a alta de preços de materiais de construção, com destaque para três itens fundamentais para a construção: aço, tubo de PVC e cimento, conforme dados levantados pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), foi um dos destaques do Jornal das Dez da Globonews de ontem (21).

“Os preços da construção subiram muito”, frisou a jornalista Juliana Rosa, ressaltando que o aumento tem a ver com o auxílio emergencial, que aumentou a procura por esses insumos, e com o fato de a construção civil contar com juro baixo, o que aumentou a busca por imóvel.

 

Destaca ainda o documento entregue pela CBIC ao governo federal, no dia 14/9, que reúne evidências sobre abusos no aumento do preço de materiais de construção durante a pandemia. A entidade realizou o cruzamento de informações presentes em diversos documentos, cotações e declarações para acionistas por parte de grandes indústrias.

O material levado à Secretaria de Advocacia da Concorrência e Competitividade do Ministério da Economia demonstra causas e consequências para os aumentos e para o desabastecimento, além de apresentar propostas para mitigar os seus efeitos na economia nacional.

Entre as propostas enviadas ao governo está a redução da capacidade ociosa com a reativação dos fornos para a produção de aço que estão inoperantes e a limitação da cota de exportação enquanto os fornos não voltarem a operar nos mesmos níveis de março.

Veja o documento entregue à Secretaria de Advocacia da Concorrência do Ministério da Economia.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Oeste/PR
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Sinduscon – Norte
Sinduscon-SE
Sinduscon-PB
ANEOR
SECOVI- PB
Sinduscom-NH
Sinduscon Chapecó
Ademi – RJ
Sinduscon-ES
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea