Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

28/08/2020

Alagoas debate revisão do Sinapi em seminário digital no dia 9/9

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e o Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon-AL), com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) e apoio da Caixa Econômica Federal, realizam no próximo dia 9 de setembro, das 14h30 às 16h, em Alagoas, edição digital do Seminário Técnico de Revisão do Sistema Nacional de Pesquisas de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi) para debater as mudanças do sistema e reforçar a importância da elaboração de orçamentos tecnicamente embasados nas orientações do Sinapi.

Referência oficial para elaboração do orçamento de obras que empregam recursos do Orçamento Geral da União (OGU), o Sinapi vem sendo cada vez mais utilizado nas licitações públicas. “O processo de atualização, que passa por uma profunda reforma de ampliação de suas composições unitárias e detalhamento de cada uma delas, tem contribuído para o uso de suas referências por orçamentistas, mesmo quando não é obrigatório”, destaca o gestor do grupo de trabalho de revisão do Sinapi da Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da CBIC, Geraldo de Paula Eduardo.

“O Sinapi tem como objetivo mostrar às construtoras de que forma elas podem calcular preços, utilizando de forma consciente e equilibrado o sistema”, destaca o presidente do Sinduscon-AL, Alfredo Brêda.

O vice-presidente da CBIC na Região Nordeste, Marcos de Holanda, reforça que “os preços são fundamentais, do ponto de vista da qualidade de uma obra e da legalidade da planilha de orçamento de um empreendimento. A revisão do Sinapi traz maior segurança para a composição desses dados”, diz, completando que considera extremamente importante a participação da CBIC na discussão do assunto, bem como a conexão com os sindicatos associados para disseminar o conceito.

“A CBIC está liderando esse processo, mas dando oportunidade às entidades locais de absorverem e discutirem um tema de extrema importância em seus estados. Alagoas se sente muito honrada em ter a oportunidade de participar de uma discussão tão relevante para o setor da construção civil”, diz Marcos Holanda.

 

Expectativa do seminário em Alagoas

O seminário de Alagoas apresentará uma ‘fotografia’ do sistema, de como ele está hoje, totalmente reformulado. “Mais do que isso, procuraremos tratar dos principais reclamos do mercado da construção local. Procuraremos deixar claro também que, cabe ao orçamentista buscar o verdadeiro custo, conforme as características de cada obra, apropriando as soluções mais adequadas, mesmo que não constem explicitamente no Sinapi”, destaca Geraldo de Paula.

visão empresarial sobre o sistema será apresentada por Alvaro Andrade Vasconcellos, que atua na área de Planejamento e acompanhamento de resultados, metas e custos de obras, acompanhando concorrências públicas, elaboração de orçamentos e propostas comerciais. “Meu recado será para o empresário, para o melhor aproveitamento do Sinapi, alertando para alguns equívocos que estamos cometendo”, frisa.

Já as melhorias alcançadas com apresentação das ferramentas agregadas pelo sistema serão expostas pela coordenadora do Sistema na Caixa, Íris Luna de Macedo, responsável pela manutenção e desenvolvimento de composições de serviços do Sinapi. “Vamos mostrar a estrutura do programa, os caminhos para pesquisa e as suas facilidades”, destaca a engenheira civil.

O gerente executivo do Sinapi, Mauro Martins de Castro, que também participará do evento, reforça que “o seminário tem por objetivo atualizar o participante quanto ao desenvolvimento e manutenção do sistema, à disponibilidade dos documentos técnicos que fundamentam as referências e às orientações de uso, destacando o papel fundamental do usuário para atualidade do sistema”.

A expectativa do presidente do Sinduscon-AL é de que a apresentação será muito esclarecedora para os técnicos e engenheiros de Alagoas sobre como utilizar o Sinapi no setor da construção .

O seminário faz parte das ações do projeto ‘Melhoria da Competitividade e Ampliação de Mercado na Infraestrutura’, da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

Desde 2014, a CBIC já promoveu seminários para discutir o Sinapi em 36 cidades de todas as 27 capitais brasileiras.

Inscreva-se e participe!

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
ADEMI-AM
Sinduscon-RR
SECOVI- PB
Sinduscon-Costa de Esmeralda
ADEMI – BA
Ademi – PE
Sinduscon-PLA
Ademi – ES
SECOVI-SP
APEMEC
APEOP-PR
Sinduscon-Pelotas
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea