Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

04/07/2016

ADIT INVEST 2016 DEBATEU ALTERNATIVAS PARA SAIR DA CRISE

Na manhã desta segunda-feira (04/07) empresários e lideranças de bancos, associações e entidades do mercado imobiliário nacional participaram da 11ª Adit Invest 2016, evento realizado no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo.

No painel de abertura, o presidente do Secovi-SP, Flavio Amary, falou das dificuldades em ter dois governos: um afastado e outro interino. “Vivemos as dificuldades da interinidade e da falta de resultados positivos concretos. Todavia, o cenário está mudando e percebemos um aumento dos índices de confiança da população e dos empresários na economia e no futuro do País. O momento é de reversão de expectativa”, disse, completando que ainda são necessárias medidas macroeconômicas para diminuir as taxas de juros, assim como incentivar o crédito, a poupança e os investimentos externos. “Para tanto, é necessário desburocratizar, reduzir custo e dar segurança jurídica para o processo.”

Hora da verdade – O presidente da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), José Carlos Martins, enfatizou que o momento é especial e tem de ser tratado com conservadorismo, ou seja, com controle do gasto público, visão de futuro, atendimento a nichos regionais e adaptação de custos ao bolso do comprador. “Temos instituições sólidas e sairemos melhores desse momento de instabilidade. O boom imobiliário mascarou a ineficiência de projetos e a desqualificação da mão de obra. Agora, temos de chegar ao mercado que queremos, melhorando os instrumentos existentes.”

Martins falou da insegurança jurídica, altamente prejudicial ao setor e aos interesses dos investidores estrangeiros. “O momento é de encarar a verdade e tirar a aura de mocinhos dos segmentos trabalhista e ambiental. Também temos de discutir os distratos, tema de alta complexidade”, ressaltou.

Sobrevivência – Gilberto Occhi, presidente da Caixa, tranquilizou o público, dizendo que o banco tem volume de recursos, mas a alta da inflação e dos juros devem ser controlados por serem danosos a qualquer investimento de longo prazo. Disse, ainda, que as faixas 2 e 3 do Minha Casa, Minha Vida estão com recursos garantidos e que a faixa 1,5 está adequada à necessidade do cidadão. Por ora, a faixa 1 será objeto de análise de viabilidade.

Occhi anunciou que foi criada uma nova diretoria voltada unicamente para o atendimento de pessoas jurídicas. “Entendemos que há grande dificuldade de vendas e alto volume de distratos. Nessa nova diretoria, vamos analisar caso a caso e auxiliar as empresas na negociação de suas dívidas. Vamos liberar recursos e reconstruir planos de vendas para atravessarmos esse momento de recessão”, explicou.

O presidente da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), Gilberto Abreu, também participou do evento.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
ANEOR
Sinduscon-PE
APEOP-SP
SINDUSCON – SUL
Sinduscon-RO
ASSECOB
Ademi – RJ
Sinduscon-Joinville
Sinduscon-SF
Sinduscon-JF
Ademi – PE
Sinduscon-SP
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea