Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

22/01/2019

Ações da CANPAT Construção são realizadas em Belo Horizonte

Canteiros de obras em Belo Horizonte (MG) recebem a partir desta terça-feira (22), ações de sensibilização da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção, a ‘CANPAT Construção 2018-2019 – Mais Prevenção, Menos Queda’. O objetivo é conscientizar profissionais e empresas para a prevenção de acidentes de trabalho na indústria da construção, tornando o ambiente de trabalho cada vez mais produtivo e seguro.

As ações de hoje contaram com a participação da engenheira de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) Lígia Corrêa, da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Ela apresentou a Campanha aos trabalhadores, destacando que ela se trata de uma iniciativa da CBIC, do Serviço Social da Indústria (SESI), do Serviço Social da Indústria da Construção (Seconci) e da Fiscalização do Trabalho. Lígia lembrou que, em Belo Horizonte, o trabalho conta com a participação do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) e do Seconci-MG e do SESI-MG.

Trabalhadores assistem apresentação sobre Segurança e Saúde no Trabalho
Apresentação da CANPAT Construção contou com a presença de 69 trabalhadores na obra da PHV Engenharia

Na visita a uma obra da PHV Engenharia, a apresentação da CANPAT Construção contou com a presença de 69 trabalhadores, além da equipe técnica da empresa, entre eles o engenheiro responsável, Auro Cesar Quintão, o engenheiro de segurança, Breno Guerra Chaves, o técnico de segurança, Laertes Martins Moreira, e o diretor técnico, Marcos Paulo. Eles elogiaram a iniciativa, destacando que abordar aspectos de segurança do trabalho não são excessos, e sim, investimentos.

As próximas visitas na capital mineira estão previstas para acontecer em empreendimentos da EPO Engenharia (dia 23), Construtora Segenco (25), MRV Engenharia e Participações (28) e Construtora Linear (29).

Correalizador da CANPAT Construção, o SESI participou da ação por meio de Renilda Maria Remígio, representante do SESI-MG. Ela apresentou aos trabalhadores a importância da utilização dos equipamentos de proteção individual (EPIs) e coletiva (EPCs) adequados, da sinalização, da realização de treinamentos, do cumprimento dos procedimentos operacionais, entre outros, para a prevenção de acidentes de quedas por trabalho em altura, tema da Campanha.

O encerramento da ação foi feito pela engenheira de segurança do trabalho do Seconci-MG Andreia Kaucher, que salientou a importância da prevenção dos acidentes nos canteiros. Segundo ela, o bem maior é o trabalhador e é preciso ter consciência de que todos os profissionais devem voltar para casa iguais ou melhores do que saíram, nunca virando um acidentado.

CANPAT Construção no dia 7 de fevereiro

As ações nos canteiros de obras antecedem a realização do evento regional da CANPAT Construção de Belo Horizonte, que será realizado no dia 7 de fevereiro, das 8h às 12h30, na sede do Seconci-MG. No encontro, serão tratados os temas prevenção de quedas por trabalho em altura e a gestão da Segurança e Saúde no Trabalho (SST) para terceirizados. Também serão apresentados a plataforma Sesi Viva+, que reúne em um único ambiente os dados sobre saúde, segurança e estilo de vida do trabalhador da indústria, além de uma exibição do grupo teatral Todo Cultura.

A CANPAT Construção Regional está sendo organizada pelo Sinduscon-MG, a (CBIC), o SESI Nacional, o Seconci-MG e a Fiscalização do Trabalho. As inscrições estão abertas.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon – CO
Sinduscon-MG
Sinduscon-PLA
Sinduscon-Brusque
Sinduscon – Norte
Sindicopes
SINDUSCON – SUL
APEOP-PR
Sinduscon-PA
ASEOPP
Sicepot-PR
Ademi – PE
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea