Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

15/04/2020

Ação alcança canteiros de Joinville no enfrentamento à Covid-19

A Campanha Obra Mais Segura, que está orientando e avaliando a saúde dos trabalhadores do setor da construção de Joinville, em Santa Catarina, para o enfrentamento da pandemia do coronavírus (Covid-19), já alcançou 848 trabalhadores de 137 empresas locais. Desses, 94,7% assintomáticos no momento da entrevista e 5,3% encaminhados para avaliação médica do trabalho. Foram realizadas 47 visitas nos canteiros de obras com diversas orientações realizadas.

A ação conta com a adesão dos empresários da região e apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi) e da  Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), que em parceria com os Seconcis de Joinville, Blumenau e Florianópolis criaram o material de divulgação para disponibilizar aos canteiros de obras.

 

 

“Esta semana vamos chegar a 1300 atendimentos”, destaca a gestora do Serviço Social da Indústria da Construção Civil de Joinville (Seconci-Joinville), Camila de Pieri Pereira. A iniciativa, lançada na semana passada, alcançou 100% das empresas associadas.

Além de orientar os trabalhadores, a iniciativa avalia os funcionários, por meio de um check list de saúde baseado no aplicativo do Ministério da Saúde.

São verificados os colaboradores com sintomas gripais e do grupo de risco, não identificados anteriormente. De acordo com a orientação médica, eles são encaminhados para afastamento, atendimento médico ou home office.

Durante a visita, é feito o monitoramento dos itens listados na Portaria 214/2020, para confirmar que os canteiros estão seguindo as orientações locais, como distribuição de cartazes, medidas de distanciamento, intervalos, álcool em gel e máscaras, entre outros. A equipe do Seconci também reforça a importância do cuidado com a segurança no trabalho, com orientações para identificar riscos graves e iminentes dentro do canteiro.

O trabalho inclui uma ação de revisita, com orientações sobre uso e descarte correto da máscara, técnicas de relaxamento respiratório e exercícios para melhorar a capacidade pulmonar, triagem com preenchimento de check list de saúde com base no App do Ministério da Saúde e exercício de alongamento.

 

Iniciativa ganha relevância junto à fiscalização

“Devido ao delicado momento que estamos passando com relação à saúde pública, temos a obrigação de fornecer os cuidados e as devidas orientações à população, em especial a construção civil”, afirma o coordenador do setor de saúde do Seconci-Joinvile, médico Bruno Lucchin Camargo e Silva.

“Parabenizo toda a equipe do Seconci-Joinville pelo excelente trabalho que vem sendo realizado desde o início da pandemia, cujos resultados alcançados estão em linha com o elevado nível de expertise dos profissionais que integram a equipe, bem como pelo comprometimento e dedicação pessoal às questões de segurança e saúde na indústria da construção civil, contribuindo de modo qualitativo e quantitativo para o incremento na qualidade de vida dos trabalhadores”, menciona o chefe de fiscalização da Gerência Regional do Trabalho em Joinville , auditor fiscal Fábio Henrique Machado.

“Está sendo uma ação de grande relevância para a manutenção da saúde dos trabalhadores da construção civil e que trará resultados positivos para as empresas abrangidas”, afirma o auditor fiscal do Trabalho da Gerência Regional do Trabalho em Joinville, Ricardo Bessa Albuquerque, ao parabenizar o Seconci pela iniciativa e resultados obtidos.

“A participação do Seconci, que já trabalha nos canteiros com a saúde do trabalhador, é importante neste momento, apoiando com orientação sobre higienização e o comportamento que temos que ter para retardar o contágio da doença. Por orientação deles, estamos mantendo os nossos canteiros da melhor maneira possível para continuar o nosso trabalho”, ressalta a técnica de segurança do Trabalho da WECON, Adriana.

 

 

A iniciativa integra o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia do coronavírus e é parte integrante do ‘Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador’, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com Serviço Social a Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon – CO
SECOVI-GO
ASSECOB
Sicepot-PR
APEOP-SP
Aconvap
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
ADEMI-AM
Sinduscon-ES
Sinduscon-BA
Sinduscon-AL
Sinduscon-JP
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea