Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

20/10/2014

A arte instigante construída com restos de material de construção

"Cbic"
20/10/2014

Diário do Nordeste

A arte instigante construída com restos de material de construção

O artista João Jorge fala sobre o aspecto conceitual da mostra, em cartaz até novembro: "Para o mar, tudo vai e volta, fazendo uma limpeza nos materiais que recebe, sendo devolvidos a cada maré"

 Há quase três décadas sem realizar individual (a última foi em 1985, no Estoril), o artista visual e arquiteto cearense João Jorge Melo, no entanto, não parou de produzir durante esse período. Prova disso, hoje, às 20h, na Galeria BenficArte, localizada no piso térreo do Shopping Benfica, inaugura a exposição "Construtiva".

 A mostra é resultado de parte da pesquisa que realiza, desde os anos 1970, no litoral cearense. O início foi em Aracati, litoral Leste, chegando a Fortaleza.

 A exposição deve reunir nove desenhos em aquarela, dois painéis de parede com objetos, além de projeção de fotos. "Quero incluir um vídeo também", projeta João Jorge, ex-coordenador do Salão de Abril.

 Com proposta de arte conceitual, o artista atribui a ideia das composições ao trabalho de pesquisa, iniciado nos anos 1970, quando pintou as cores da então bucólica praia de Canoa Quebrada, em Aracati.

 O início da pesquisa foi ali, em Canoa, onde João Jorge encontrou cacos quebrados de loucas e vidros, à beira da praia e nas dunas. "É um mapeamento com conotação arqueológica", diz, prometendo dar continuidade em outras mostras.

 Nesse novo momento, deixa de lado os pincéis e as tintas, voltando o olhar para restos materiais de construção que caem no mar, citando como exemplos pedaços de tijolos e de concreto, que num jogo híbrido com as aquarelas dão o tom à mostra, pode ser visitada até dia 16 de novembro, das 10h às 22h.

 Movimento da maré

 "O mar é a base de toda a minha história", confessa João Jorge, atuou no cenário das artes visuais cearenses nas décadas de 1970, 1980 e 1990, volta agora com proposta conceitual. Trata-se de trabalho de arqueologia e mapeamento, contando com a curadoria de Carlos Macedo e textos dos artistas visuais Descartes Gadelha e Maíra Ortins.

 O mar participa do processo de criação do artista, respondendo pela lapidação dos pedaços de tijolos e de concreto, que são devolvidos. Como num jogo interminável, a cada movimento, o mar se desfaz do que recebe.

 Justamente nesse momento entra em cena a percepção do artista que retira do mar a matéria-prima para transformar em obra de arte.

 Alguns trabalhos são híbridos, misturando pintura e objetos, enquanto outros, construídos apenas com as "espécies de seixos" (como conceitua) devolvidos à praia. Ao falar sobre a ideia de voltar às galerias, disse: "Foi como vento que veio", justificando que as peças foram garimpadas de escombros de construções lançadas no mar.

 O artista descarta o tom de denúncia, preferindo focar sua pesquisa no aspecto arqueológico, observando também como o mar reage. "Ele recebe o material bruto e devolve polido, acabado".

 Instigante 

 Obras instigantes que levam as pessoas a pensar. Essa é a principal proposta da exposição, organizada com objetos, mas que em alguns momentos, assumem o papel de pinturas. Como se fosse um jogo, comparado ao ir e vir das ondas do mar. Neste caso, ao deixar de lado tintas e telas, o artista utiliza objetos que ganham forma em suas mãos, moldando a composição a partir da natureza bruta dos objetos escolhidos.

 "Para o mar, tudo vai e volta, fazendo uma limpeza nos materiais que recebe, sendo devolvidos a cada maré".

 Mais informações: 

 Coquetel de lançamento da exposição "Construtiva", do artista visual João Jorge, hoje, às 20h, na Galeria BenficArte, piso térreo do Shopping Benfica, Av. Carapinima, 2200. Aberta ao público das 10 às 22h, a mostra pode ser visitada até o dia 16 de novembro. Mais informações: 3243-1000



"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-AP
APEOP-SP
Sinduscon-Joinville
ASEOPP
Sinduscon-MT
Sinduscon-Mossoró
Sinduson – GV
ADEMI – BA
ANEOR
Sinduscon-DF
Sinduscon – CO
Sinduscon-MG
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea