Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

21/06/2012

84º Enic: software ajudará as construtoras a se enquadrarem na legislação de segurança do trabalho

No próximo dia 29 de junho, a partir das 14h, durante o 84º Enic, empresários, gestores e técnicos terão a oportunidade de conhecer uma nova ferramenta que vai facilitar a percepção da segurança no planejamento e na construção de empreendimentos com base na Norma Regulamentadora Nº 18 (NR 18), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Desenvolvido pelo Serviço Social da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Seconci-MG), o software Segcon significa mais inovação no processo de gestão.

A NR 18 determina que empresas do setor elaborem planejamentos e sistemas de controle voltados para a segurança e ambiente de trabalho.

Como a norma estabelece diretrizes diferentes para cada tipo de atividade, desde um treinamento admissional até trabalhos de escavação, o acesso a informações rápidas sobre os requisitos legais pode aumentar a produtividade, além de evitar penalidades.

O funcionamento do software é simples.

O engenheiro ou técnico alimenta o banco de dados com os atributos de cada obra e o programa identifica quais são os graus de exigência referentes à segurança e ao ambiente de trabalho dos funcionários.

Como um check-list, o profissional vai marcando os itens contemplados frente ao que a legislação determina.

Quando há uma diretriz que não está sendo obedecida, o sistema informa, inclusive, o valor da multa e as sanções previstas, caso seja realizada uma fiscalização pelos órgãos competentes.

Segundo a supervisora do Departamento de Segurança do Trabalho do Seconci-MG, Andreia Kaucher Darmstadter, o programa irá contribuir muito para o sistema de gestão de segurança das empresas.

“O software será acessado via internet por computador ou tablet. O profissional poderá estar em campo e se conectar”, afirma.

O Segcon está em desenvolvimento há um ano e já passa por testes em algumas empresas.

O lançamento está previsto para o próximo mês e a ferramenta será disponibilizada gratuitamente às empresas associadas aos Seconcis.

Clique aqui para saber mais sobre o 84º Enic.
 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – GO
Sinduscom-SL
Sinduscon-JF
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
Sinduscon-PE
Ademi – RJ
ADEMI-AM
Sinduscon-PA
Sinduscon-Joinville
Sicepot-RS
Sinduscon-PB
Sinduscon-PR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea