Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

16/08/2011

83º Enic: novos valores do MCMV2 inviabilizam continuidade do programa

O programa Minha Casa, Minha Vida 2 foi tema de debate da Comissão da Indústria Imobiliária (CII) da CBIC, realizada no último dia 11 de agosto, durante o 83º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), em São Paulo.

O painel contou com a participação de Inês Magalhães, secretária Nacional de Habitação; José Urbano Duarte, vice-presidente da Caixa Econômica Federal; Gueitiro Matsuo Genso, diretor da Diretoria de Empréstimos e Financiamentos do Banco do Brasil; João Crestana, presidente do Secovi-SP; Flávio Prando, vice-presidente de habitação do Secovi-SP, e Betinha Nascimento, vice-presidente da CBIC e do Sinduscon-PE.

Na ocasião foram abordadas questões relacionadas ao novo momento, características e agentes do MCMV2; a distribuição dos insumos no país; a produtividade da construção brasileira; os financiamentos habitacionais e o perfil e importância da nova classe C.

O debate contemplou ainda discussões sobre os preços fixados e a viabilidade do PMCMV, de forma que o programa seja atrativo tanto aos pequenos empresários quanto às médias e grandes empresas sejam atendidos.

O apagão da mão de obra, a inovação tecnológica e a industrialização dos processos construtivos também foram temas discutidos no painel.

O pronunciamento da secretária Inês Magalhães gerou surpresa e irritação entre os empresários presentes.

A secretária minimizou a insatisfação gerada com o anúncio dos novos valores do MCMV e disse acreditar que as “inadequações” dos novos preços estavam restritas a poucas cidades.

Durante os debates, o público presente fez questão de esclarecer à secretária que o sentimento de que os novos valores do MCMV praticamente inviabilizam a continuidade do Programa é generalizado e é uma realidade em todas as partes do país.

Também foi externada a preocupação com a burocratização que o programa sofreu a partir da nova Portaria.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
ADEMI – BA
Sinduscon-MT
SECOVI-SP
Ademi – GO
Sinduscon-Porto Velho
SECOVI-GO
Sinduscon-RO
Sinduscon-DF
Sinduscon-SE
Sinduscom-NH
Sinduscon-PR
ADIT Brasil
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea