Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

11/06/2010

82º Enic – Comat/CBIC debate eficiência energética

A questão da busca por uma nova consciência e por mudanças de atitudes no que se refere ao uso de energia elétrica foi o mote da apresentação "O natural do nosso gás. Atitude inovadora, eficiência energética", de Gerson Fonseca, durante a reunião da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade – COMAT, nesta quinta-feira.

Ele destacou que a eficiência energética é um tema ligado à qualidade de vida e está na ordem do dia das discussões em todo lugar do mundo. "A principal inovação que buscamos não é só tecnológica, é de atitudes como cidadãos e profissionais", observou.

Citando dados que apontam para uma perda de 63% entre a energia contida no combustível que a gerou e a que é utilizada pelo consumidor, Gerson Fonseca chamou atenção para as mudanças que já começam a ser praticadas pelas empresas de construção no Brasil. Ele informou, por exemplo, que 14 empresas já têm certificado Leed (Leadership in Energy and Environmental Design) e 165 empreendimentos estão em certificação, o que resulta em mais de 4 milhões de metros quadrados sendo construídos dentro das normas do Green Building Council.

MANUAIS DE ESCOPO – Outro tema apresentado na COMAT foi a divulgação dos manuais de escopos de projetos e serviços para a indústria imobiliária, por parte de Ricardo Bunemer e Marcos Velletri. Por meio do site: www.manuaisdeescopo.com.br, é possível acessar gratuitamente cerca de 100 mil manuais sobre temas de interesse da indústria da construção. O lançamento deste ano é um documento voltado para o tema luminotécnica, com conceitos e diretrizes qualitativas em relação ao conforto visual num empreendimento imobiliário.

Autor: Ana Lúcia Lins

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Teresina
Sinduscon PR – Noroete
Sinduscon-RR
ADEMI – BA
Abrainc
Sinduscon-AM
SECOVI-PR
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Sinduscom-NH
Sinduscon-RS
Sinduscon-JF
Sinduscon-PR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea