Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

11/06/2010

82º Enic – CMA ressalta propostas e metas para gestão de resíduos na construção

O elevado consumo de agregados foi apontado como o fator que vem acelerando a geração de resíduos durante reunião da CMA realizada na quinta-feira. Para Tarcísio de Paula, consultor em gestão de resíduos e palestrante da CMA, muitas técnicas do setor precisam ser reinventadas, mas a questão dos resíduos sempre será lembrada no tocante da sustentabilidade. "Uma série de obras e empreendimentos vêm mostrando um aumento significativo na preocupação com a gestão e reaproveitamento de resíduos, os quais deixaram de ser tratados como entulhos. Hoje, há uma forte capacidade de recuperação de resíduos. Mas, ainda é preciso saber até onde vai a responsabilidade do construtor e quando se inicia a do transportador e do receptor, ressaltou".

Para o palestrante, a solução é a gestão compromissada e compartilhada, principalmente no sentido de viabilizar o trato com os resíduos classificados perigosos. Ele ressaltou, ainda, as propostas e metas que poderiam ser traçadas para gerir a destinação de resíduos a quatro grupos: associados com sistema de qualidade, associados sem sistema de qualidade com menor porte, administração pública e fornecedores. Para tais, o cronograma de implantação de tarefas levaria de quatro a oito anos, com objetivos claros para recolhimento e reutilização de resíduos.

A palestra de Tarcísio de Paula finalizou com uma questão, a qual foi denominada pelos presentes como o futuro ponto de atuação da CBIC no que diz respeito aos resíduos: Quais capitais não possuem políticas de gestão de resíduos e em que localidades é preciso agir?

Para José Antônio Simon, presidente da CMA, onde não há vontade política é preciso que a vontade empresarial haja e faça acontecer. "A primeira tarefa do CMA é mapear, preparar um inventário das áreas em que o problema da gestão de resíduos ainda não está resolvido, acrescentou".
 

Autor: Mírian Nascimento

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-PB
SECONCI BRASIL
Sinduscon-PLA
Sinduscon-RR
Ademi – RJ
Sinduscon-MS
Sinduscon-AM
Ademi – PR
Sinduscon Anápolis
ADIT Brasil
Sindicopes
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea