O Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC) é o maior e mais importante evento do calendário anual da construção civil e da incorporação imobiliária no Brasil. Realizado há décadas pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o evento já impactou milhares de pessoas e aumenta seu público a cada edição. A programação do evento traduz a agenda estratégica da indústria da construção e agrega os mais importantes atores públicos e privados, assim como especialistas nacionais e internacionais, em debates amplos e qualificados. É um evento imperdível para a atualização profissional continuada, cultivo de networking qualificado e articulação de novos negócios.
CBIC cada vez mais presente na defesa da sustentabilidade do setor. A CBIC segue alinhada à Agenda ESG para orientação de práticas de sustentabilidade nas empresas do setor da construção.
Além disso, todos os projetos da entidade estão ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Organizações das Nações Unidas (ONU), um apelo global para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas possam desfrutar de paz e de prosperidade. Cumprindo os ODS, o Brasil poderá atingir a Agenda 2030 das Nações Unidas.
Obrigado por se interessar no 99º ENIC! As inscrições já estão encerradas, mas você pode acompanhar todas as novidades, conteúdos e informações sobre o evento pelas nossas redes sociais e nosso site. Siga a CBIC para não perder nada e fique por dentro dos principais destaques do maior encontro da construção civil do Brasil!
PATROCINADOR: Crea-SP
PALESTRANTE:
Zeina Abdel Latif abordará o cenário econômico atual e as perspectivas econômicas após a aprovação da reforma tributária. A palestra irá explorar os desafios e oportunidades da industrialização da construção civil no Brasil, enfatizando a necessidade de industrializar o setor, de aumentar a competitividade e as estratégias para isso no novo contexto tributário.
Palestrante: Zeina Abdel Latif
A abertura oficial contará com a presença de autoridades governamentais, dirigentes da CBIC e de outras entidades, que discutirão a importância da união de esforços e da colaboração entre o setor público e privado para o desenvolvimento sustentável do Brasil. Serão abordadas a necessidade de termos políticas públicas consistentes e perenes para habitação e infraestrutura no País e como o público e o privado podem trabalhar juntos para enfrentar os desafios econômicos e sociais, do Brasil.
Painelistas:
As cidades brasileiras, a exemplo de movimentos em outras partes do mundo, estão reduzindo a população nos centros e levando-a para a periferia. Entre os anos de 2010 e 2022, nossas 25 cidades mais populosas reduziram 3 milhões de habitantes. Vemos, nesse movimento, uma nova oportunidade de crescimento do mercado, apoiando a sociedade a resolver seus problemas. O aumento dos percursos gera mais emissões, reduz a qualidade de vida e impõe investimentos em infraestrutura. Como subproduto, o Estado não consegue atender às demandas dos cidadãos, seja na periferia, seja nos centros, que foram ocupados por pessoas à margem da nossa sociedade.
Painelistas:
Este painel contará com a participação de representantes do poder legislativo e executivo para discutir as implicações da reforma tributária e a importância da segurança jurídica para o crescimento econômico do País. Os palestrantes abordarão as medidas necessárias para garantir um ambiente de negócios estável e favorável ao investimento.
Este painel busca discutir as oportunidades e desafios que a Industrialização oferece para o setorda construção, com foco no papel das entidades, das empresas e do governo na implementação de políticas públicas que acelerem essa transformação.
Com a meta de modernizar a indústria nacional até 2033, o programa Nova Indústria Brasil, recentemente lançado pelo governo, está no centro das discussões. A Nova Indústria Brasil inclui inciaitivas, programas, incentivos tributários e fundos especiais voltados para estimular setores prioritários, como a construção civil, com foco em eficiência energética, digitalização e modernização.
Mediação:
Painelistas:
Este painel vai abordar o resultado da pesquisa realizada em âmbito nacional sobre o perfil do profissional da construção civil. A investigação teve como foco conhecer as competências e experiências que levam profissionais a ingressarem e permanecerem no setor, além de avaliar as necessidades e desafios enfrentados, com objetivo de nortear futuras estratégias para mitigar a escassez de trabalhadores qualificados e disponíveis para atuar no segmento.
A pesquisa foi realizada pela CBIC, com correalização do SESI e parceria com o IEL/RS.
Painelistas:
Falar em litigiosidade na indústria da construção é falar sobre segurança jurídica. Ou seja, é falar sobre redução de custos, geração de emprego, maior acesso das famílias à moradia. Na contramão dos investimentos necessários para garantir a competitividade e a produtividade do setor, a alta litigiosidade faz com que a empresa volte recursos para se defender de processos muitas vezes predatórios e falsos. Então, é importante que a sociedade se organize para rechaçar essa prática, em especial a litigiosidade enganosa que vem ocorrendo de forma frequente e danosa no setor”.
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República Federativa do Brasil, é uma figura histórica da política nacional e internacional. Nascido em 1945, em Caetés (PE), Lula começou como líder sindical, fundou o Partido dos Trabalhadores (PT) e se tornou um símbolo da luta por justiça social. Em seus primeiros mandatos (2003-2010), liderou avanços econômicos e sociais, com destaque para programas como o Bolsa Família, que reduziram a pobreza e ampliaram oportunidades.
Retornando à presidência em 2023, Lula assumiu o desafio de reconstruir o Brasil, priorizando crescimento sustentável, inclusão social e proteção ambiental. Reconhecido globalmente, é uma voz influente em temas como democracia, combate à pobreza e justiça climática.
Geraldo Alckmin é o vice-presidente do Brasil desde janeiro de 2023, atuando ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Além de vice, ele acumula o cargo de ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, onde promove iniciativas de industrialização e inovação. Alckmin tem uma longa carreira política: foi governador de São Paulo por quatro mandatos, além de ter atuado como deputado estadual e federal. Médico de formação, ele filiou-se ao PSB em 2022 para se unir à chapa de Lula, simbolizando uma coalizão entre diferentes setores políticos em prol da reconstrução nacional.
Fernando Haddad, Ministro da Fazenda do governo Lula, é advogado, economista e doutor em filosofia pela USP. Antes de assumir a Fazenda, foi Ministro da Educação (2005-2012), onde liderou iniciativas como a criação do ProUni e a reformulação do Enem. Ex-prefeito de São Paulo (2013-2016) e candidato presidencial em 2018, ele agora trabalha para implementar o arcabouço fiscal e a reforma tributária, buscando equilibrar as contas públicas e promover o crescimento econômico sustentável no Brasil.
Luiz Marinho é o Ministro do Trabalho do governo Lula, cargo que também ocupou entre 2005 e 2007. Ex-prefeito de São Bernardo do Campo (2009-2016), iniciou sua trajetória como metalúrgico e liderou o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e a Central Única dos Trabalhadores (CUT). À frente do ministério, Marinho atua pela valorização do salário mínimo, igualdade salarial e regulamentação do trabalho de aplicativos, buscando ampliar direitos e promover proteção social aos trabalhadores【31†source】【32†source】【33†source】.
Jader Barbalho Filho é o atual ministro das Cidades do Brasil, nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2023. Natural de Belém (PA), ele é graduado em Administração pela Universidade da Amazônia e possui especialização em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Com forte presença no setor de comunicação e na política do Pará, ele é filho do senador Jader Barbalho e irmão do governador Helder Barbalho. À frente do Ministério das Cidades, Jader Filho tem como prioridades o relançamento do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida e o investimento em infraestrutura de saneamento e mobilidade urbana.
Renan Filho é o atual Ministro dos Transportes do Brasil, cargo que assumiu em 2023 no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Economista e político, Renan possui vasta experiência na administração pública, tendo sido governador de Alagoas por dois mandatos consecutivos (2015-2022). Durante sua gestão no estado, foi reconhecido por iniciativas de modernização da infraestrutura e avanços em áreas como educação, saúde e segurança pública. Como Ministro dos Transportes, Renan Filho lidera projetos estratégicos de logística, mobilidade e desenvolvimento de infraestrutura rodoviária e ferroviária, com o objetivo de impulsionar a integração regional e o crescimento econômico do país.
Rui Costa é o atual ministro-chefe da Casa Civil do Brasil, cargo que ocupa desde 2023, indicado pelo presidente Lula. Economista, ele iniciou sua trajetória política como vereador em Salvador e depois foi deputado federal. Costa foi governador da Bahia de 2015 a 2022, sendo reconhecido por sua gestão durante a pandemia. Com um perfil técnico e habilidades de negociação, ele é responsável pela articulação das políticas públicas e pela coordenação de projetos estratégicos no governo federal, incluindo o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)
Reginaldo Lopes é deputado federal pelo estado de Minas Gerais, reconhecido por sua atuação em prol de políticas sociais e do desenvolvimento econômico. Filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), exerce um papel ativo no Congresso Nacional, com foco em áreas como educação, saúde, combate às desigualdades e inclusão social. Reginaldo possui uma trajetória política marcada pela defesa de projetos que beneficiam a população mais vulnerável, além de ser um articulador de políticas públicas inovadoras. Sua atuação no parlamento é amplamente voltada ao fortalecimento da cidadania e ao progresso sustentável do Brasil.
Bernard Appy é o Secretário Extraordinário da Reforma Tributária no Ministério da Fazenda do Brasil, onde lidera a implementação de uma extensa reforma tributária focada na simplificação e modernização do sistema tributário. Formado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), Appy é reconhecido por sua expertise em finanças públicas e reforma tributária. O projeto que coordena visa introduzir mecanismos como o “split payment” e o “cashback” de tributos para reduzir a informalidade e promover justiça fiscal. A iniciativa busca transformar o complexo sistema de impostos brasileiro em um modelo mais eficiente e transparente, que também promova a competitividade econômica.
Carlos Antônio Vieira Fernandes é o atual presidente da Caixa Econômica Federal, nomeado em outubro de 2023 pelo presidente Lula com apoio do Centrão. Funcionário de carreira na Caixa desde 1982, ele é economista pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e possui MBA em Estratégias Empresariais. Vieira já ocupou cargos como diretor da Funcef e do BRB, além de posições no governo Dilma Rousseff. Sua indicação visa fortalecer alianças políticas e dar continuidade às políticas sociais do banco
Décio Lima é um político brasileiro com formação em Ciências Sociais e Direito. Iniciou sua carreira no movimento estudantil e foi vereador e prefeito de Blumenau. Como prefeito (1997-2004), destacou-se por programas de inclusão social. Foi superintendente do Porto de Itajaí e deputado federal por três mandatos (2007-2019), presidindo a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania e liderando a oposição no Congresso em 2017. Filiado ao PT desde sua fundação em Santa Catarina, atualmente preside o Sebrae Nacional e o diretório estadual do PT.
Ricardo Garcia Cappelli é formado em jornalismo e pós-graduado em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Com 25 anos de experiência em cargos públicos nos três níveis de governo, assume a presidência da ABDI em 2024 após atuar como secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Em virtude dos ataques do dia 8 de janeiro de 2023, Cappelli foi nomeado interventor federal na Segurança Pública do Distrito Federal pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No mesmo ano, foi secretário executivo e ministro interino do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.
Entre 2021 e 2023 foi secretário estadual de Comunicação do Governo do Maranhão.
Entre 2015 e 2021, Ricardo Cappelli foi secretário-chefe da Representação Institucional do Governo do Maranhão em Brasília. No Ministério do Esporte, foi secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social entre 2013 e 2015.
De 2009 a 2011, foi membro do Comitê de Patrocínios da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
No Governo do Rio de Janeiro, foi coordenador especial de Políticas Públicas para Juventude.
Vinicius Marchese é o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), liderando iniciativas voltadas para o fortalecimento e valorização das profissões ligadas ao Sistema Confea/Crea. Engenheiro com sólida experiência na área, ele tem se destacado por sua gestão voltada à inovação, modernização dos processos e promoção da ética profissional. Marchese também atua como defensor da qualificação técnica e do impacto positivo da engenharia e agronomia no desenvolvimento sustentável do Brasil. Sua liderança reflete um compromisso com a integração entre profissionais, empresas e sociedade, buscando sempre o progresso do setor.
Ana Repezza é diretora da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), onde desempenha um papel estratégico na promoção do comércio exterior e na atração de investimentos para o Brasil. Com ampla experiência em relações internacionais, comércio exterior e gestão de negócios, Ana é reconhecida por sua capacidade de liderar iniciativas que fortalecem a presença de empresas brasileiras no mercado global. Sua atuação na ApexBrasil é marcada por uma visão inovadora e colaborativa, contribuindo para o aumento da competitividade e da visibilidade do Brasil no cenário internacional.
Empresário da construção Civil e engenheiro civil por mais de 30 anos, José Carlos Rodrigues Martins, foi presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e vice-presidente sênior da Confederation of Contractors Associations (CICA), atualmente Presidente do Conselho Consultivo da CBIC, membro do CDESS (Conselho Economico, Social e Sustentavel, membro da International Housing Association (IHA) e FIIC( Federação Interamericana da Construção). Em sua trajetória, Martins foi presidente da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR). Exerceu a presidência do Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológico da Habitação (CTECH) do Ministério das Cidades. Participou diretamente da formulação de varias politicas publicas como o PAC, Programa Minha Casa Minha Vida e muitos outros. Atualmente consultor de Estrategias da Construçao para Empresas e Representações Institucionais e tambem Conselheiro de Empresas ligadas ao setor.
Ely Wertheim é vice-presidente da Comissão de Indústria Imobiliária da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Com ampla experiência no setor, ele trabalha ativamente na defesa dos interesses da indústria imobiliária, especialmente em questões relacionadas à reforma tributária e ao programa Minha Casa Minha Vida (MCMV). Em seus discursos, Wertheim destaca a importância de garantir condições financeiras e tributárias adequadas para o crescimento do mercado imobiliário no Brasil, buscando sempre o equilíbrio entre desenvolvimento e acessibilidade para as famílias brasileiras
Ricardo Michelon é o Vice-Presidente de Política de Relações Trabalhistas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Em sua função, Michelon atua estrategicamente na defesa e promoção de políticas que fortalecem as relações trabalhistas no setor da construção civil. Com ampla experiência e conhecimento em negociações coletivas, legislação trabalhista e mediação de conflitos, ele desempenha um papel crucial no alinhamento entre empregadores, trabalhadores e o governo. Sua liderança tem contribuído para a criação de um ambiente mais equilibrado e produtivo no setor, impulsionando o desenvolvimento econômico e social da construção no Brasil.
Greice de Rossi é consultora sênior no Instituto Euvaldo Lodi (IEL/RS), onde atua com foco em desenvolvimento organizacional e gestão estratégica. Com vasta experiência na área de consultoria empresarial, Greice é especialista em desenhar soluções que promovem inovação, eficiência e alinhamento estratégico nas organizações. Seu trabalho é pautado em práticas modernas de gestão, sempre com ênfase em resultados sustentáveis e no desenvolvimento de lideranças. No IEL/RS, contribui significativamente para a transformação de empresas, ajudando a fomentar a competitividade e o crescimento no mercado gaúcho e nacional.
Zeina Latif é consultora econômica, sócia da Gibraltar Consulting, com doutorado pela USP. Foi Secretária de Desenvolvimento Econômico do governo do Estado de São Paulo. Teve carreira no mercado financeiro, tendo passado por várias instituições, como a XP, onde foi economista-chefe. É colunista do O Globo, professora do Insper e autora do livro “Nós do Brasil: nossa herança e nossas escolhas”, pela Editora Record.
Jornalista desde 2000, foi correspondente internacional, repórter especial e colunista do Valor Econômico. Atualmente é diretor de jornalismo da CNN Brasil.