Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

20/11/2014

Vendendo otimismo

"Cbic"
20/11/2014

InfoMoney – Online

Vendendo otimismo

Paulo Fabbriani

Os dados dos últimos meses apontam para uma redução importante da atividade industrial brasileira em 2014. Não sei se algum outro segmento da indústria foi tão incentivado com as tais políticas anti-cíclicas quanto a automobilística, mas o fato é, que apesar de todo o esforço fiscal empreendido, ainda assim, deverá haver encolhimento de produção próximo a 20% este ano.

A exceção de duas capitais — Rio de Janeiro e Belo Horizonte — as demais seis pesquisadas pela CBIC — Câmara Brasileira da Indústria de Construção — apresentam dados que nos permitem projetar redução próxima de 30% nos lançamentos de novas unidades imobiliárias em 2014, fato que levará à redução substantiva da produção imobiliária já a partir de 2015.

A liquidez nos bens de consumo duráveis em 2014 é uma realidade, levando à queda na velocidade de vendas de veículos e de imóveis, dando causa, em especial, ao comportamento de baixa na produção, o que está a sinalizar que alguém tem juízo dentro do jogo econômico.

Indicadores de confiança do setor nos mostram o pior resultado dos últimos 15 anos, sendo que em novembro, pelo oitavo mês consecutivo, ficou abaixo dos 50 pontos, indicando o pessimismo do setor com relação aos próximos meses.

Enquanto isso, o Banco Central brasileiro, no último boletim regional distribuído, aponta que a atividade econômica tende a entrar em trajetória de recuperação no próximo ano. A menos que a autoridade monetária já saiba quais são as medidas que serão implantadas e a sua absorção pela sociedade, me parece um pouco tarde para uma tentativa vencida de alterar as expectativas dos agentes econômicos.

O distanciamento moral que claramente caracteriza o abismo colossal entre esse tipo de declaração e a realidade do país é, na verdade, o grande responsável pelo processo de perda da credibilidade e do enorme pessimismo registrado.

 


"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Sinduscon-MT
Sinduscon-RO
Ademi – PR
ASBRACO
Sinduscon-RR
Sinduscon-Pelotas
Ademi – PE
Assilcon
Sinduscom-NH
Sinduscon-BNU
Ademi – MA
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea