Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

14/12/2018

Vencedores do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade celebram vitória

Troféus foram entregues nessa terça-feira (11), no Clube Naval de Brasília. Ganhadores comentam a importância do reconhecimento

“É um reconhecimento fantástico.” Assim o engenheiro civil Joaquim Caracas resumiu o significado de ser um dos ganhadores do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade, entregue na noite dessa terça-feira (11), em solenidade no Clube Naval de Brasília. As cinco empresas vencedoras foram homenageadas com troféu, além missão técnica internacional para aprofundar os conhecimentos. A premiação é uma iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional), e conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Caracas faz parte do empreendimento Impacto, vencedora na categoria Sistemas Construtivos. O produto premiado foi o ‘Sistema Pavplus’, voltado para construção de lajes protendidas, compostas por cimbramento metálico e fôrmas plásticas, com o objetivo de economizar tempo e mão de obra.

“Somos uma empresa focada em inovação, e o prêmio mostra que o que estamos fazendo é usado no mercado e está gerando resultados”, acrescenta o engenheiro.

O primeiro lugar entre os finalistas por Gestão da produção e P&D foi a Tecverde Engenharia. O projeto ‘Casa Pronta em um dia’ apresenta uma solução inédita no mercado brasileiro: a construção e finalização de uma casa pré-fabricada que possa ser entregue em um dia, executada por uma equipe multifuncional de sete pessoas.

Gabriel Domingos (esq) representa a Gedi, premiada pelo projeto “Ecotinta”

“Estamos trabalhando há um ano com isso e ganhar o prêmio indica que a decisão de dedicar uma equipe para trabalhar inovação e sustentabilidade foi acertada”, ressalta o gerente de engenharia do empreendimento, Ramón Pollow.

Na categoria Pesquisa Acadêmica, a vencedora foi a Gedi Desenvolvimento e Inovação. O empreendimento desenvolveu uma tinta acrílica a partir da utilização do resíduo fosfogesso, ou gesso químico – um subproduto das indústrias de fertilizantes.

Rafael Vieira (centro) recebeu o prêmio em nome da Riomix

“O prêmio é uma chancela para nós, principalmente vindo da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Mostra que o nosso produto é bom e disponível para o mercado”, comemorou Gabriel Estevam Domingos, diretor-técnico do Grupo Ampibar, que engloba empresa vencedora.

Joaquim Caracas (centro) representa a Impacto, vencedora na categoria “Sistemas Construtivos”

O coordenador do Centro de Inovação Sesi em Tecnologia para a Saúde (CIS), Eloisio Bergamaschi, endossa o sentimento de conquista após vencer o prêmio. “É uma honra, depois de dois anos em que demos sangue, suor e lágrimas”, afirmou. O projeto premiado foi o ‘Plataforma Tecnológica para Promoção de Ambiente de Trabalho e Comportamentos Seguros na Indústria da Construção Civil’, na categoria Tecnologia da Inovação e Comunicação (TIC).

O Centro de Inovação Sesi em Tecnologia para a Saúde (CIS) conquistou a categoria “TICs”

A ferramenta criada, denominada de Seif, possibilita processos para identificação de perigos, controle de risco e avaliação contínua de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) em canteiros de obra.

Finalmente, na categoria Materiais e Componentes, a ganhadora foi a Riomix. A empresa desenvolveu uma argamassa aditivada de flocos celulósicos provenientes de embalagens recicladas do produto – ou celumassa. A ideia é eliminar o descarte de sacarias, um entrave para o setor.

Ramón Pollow venceu na categoria Gestão de Produção e P&D

O engenheiro civil e integrante da empresa Rafael Vieira conta como a ideia foi crescendo. “Hoje temos várias ações sociais, como a conscientização e planos de incentivo para a devolução das embalagens, que permitem a troca de 100 embalagens por uma da argamassa. Também usamos o produto para revestir moradias carentes”, explica.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Pelotas
Sinduscon-RN
Sinduscon-SE
ASSECOB
AELO
Sinduscon-AM
Sinduscon-MG
Sinduscon – Lagos
Sinduscon-AL
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Ademi – DF
ADEMI – BA
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea