Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

12/11/2010

Uma a cada 4 casas tem ligação irregular

CBIC Clipping

12/11/2010 :: Edição 007

Jornal Folha de S. Paulo/BR|12/11/2010

Uma a cada 4 casas tem ligação irregular

De 824 imóveis vistoriados em Ribeirão, 201 conectavam tubulação da água da chuva direto na rede de esgoto   Excesso de volume pode entupir a canalização, extravasar o esgoto pelo asfalto e romper a rede pública da cidade   

JULIANA COISSI  DE RIBEIRÃO PRETO

 Uma em cada quatro casas vistoriadas por fiscais da Prefeitura de Ribeirão Preto neste ano estava com ligação irregular na rede de esgoto.

 São casos de imóveis em que a tubulação que capta a água da chuva foi conectada de forma errada na rede de esgoto. O correto é que o sistema de água pluvial seja lançado direto na calçada.

 Dos 824 imóveis vistoriados neste ano pelo Daerp (Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto), 201 estavam com ligações irregulares no esgoto. A proporção é semelhante à de 2009, quando foram detectadas ligações irregulares em 369 das 1.518 moradias visitadas.

 Despejar água a mais do que o necessário sobrecarrega a rede pública, que, aliás, é bastante antiga -na região central, por exemplo, foi instalada por volta dos anos 50.

 O excesso de volume pode causar entupimento na tubulação. Há também casos de transbordamento, quando é possível ver os tampões no asfalto despejando esgoto.

 A preocupação do Daerp aumenta a partir deste mês, com as chuvas de verão. "Nesse período chuvoso, há mais casos de extravasamento na rua", disse o superintendente do Daerp, Joaquim Ignácio da Costa Neto.

 Outro problema, segundo Marco Artuzo, gerente regional da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), é que a rede de água pluvial, por ser mais larga, pode trazer materiais, além da água, e romper a tubulação que escoa o esgoto.  As ligações irregulares estão espalhadas pela cidade, mas é comum ser encontrada em bairros mais antigos.

 Também há casos de ligação proposital à rede de esgoto. "Na reforma de uma casa, o pedreiro ou o próprio dono às vezes não quer quebrar todo o piso da varanda até a calçada para fazer a ligação na galeria de água pluvial. É mais fácil ligar na tubulação [de esgoto]."

 Quando é constatada a ligação irregular, o morador tem um prazo de 45 dias para adequação. Se não adaptar, recebe multa de R$ 400. Dos 201 imóveis com ligação irregular deste ano, em 25 os donos já consertaram.

"banner"  
"banner"  
"banner"  
"banner"  

 

"Cbic"
COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – AL
Assilcon
AELO
Sinduscom-NH
Sinduscon-AL
Sinduscom-SL
SECOVI- PB
SECOVI-SP
Sinduscon-JP
Sinduscon-SE
Sinduscon-AC
Sinduscon-SF
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea