Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

28/07/2011

Tecnologia verde ajuda a reduzir custo de imóveis

"Cbic"
28/07/2011 :: Edição  145

 

Jornal Diário do Nordeste – Online/CE 28/07/2011
 

Tecnologia verde ajuda a reduzir custo de imóveis

Considerados tendência mundial, recursos começam a ser adotado por prédios residenciais na Capital

 A utilização de tecnologias que ajudam a reduzir o consumo de água e energia em imóveis residenciais é uma tendência mundial, que está se concretizando na Capital cearense. A estratégia, aplicada inicialmente pela construção civil em prédios comerciais, começa a ser adotada em moradias, proporcionando ganhos tanto às construtoras quanto aos moradores desses empreendimentos sustentáveis, que chegam a economizar até 15% na obra e nas taxas condominiais.
 Dentre os recursos adotados para viabilizar essa economia está a utilização de sensores de presença que acionam lâmpadas em halls e outras áreas comuns, de torneiras com mecanismos que limitam a vazão de água, de aparelhos de ar condicionado inteligentes e de temporizadores para chuveiros.
 Outras estratégias usadas consistem na implementação de duas redes de abastecimento de água – uma sanitária e outra separada para lavatórios, o uso de caixas de descarga de dupla vazão para separar resíduos líquidos de sólidos, a captação de chuva para aguar jardins até a adoção de painéis solares para aproveitamento da energia proveniente do sol.
 Apenas nos de luxo
 De acordo com o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon/CE), Roberto Sérgio Oliveira Ferreira, a construção de imóveis com esses tipos de recurso ainda é incipiente no Ceará, mas já pode ser evidenciada em empreendimentos de alto padrão. "Alguns imóveis de praia residenciais já estão utilizando, principalmente o sistema de duas redes de água separadas para sanitários e lavatórios, bem como a captação de água de chuva para aguar jardins. Também já estamos adotando válvulas de descarga com caixa acoplada de dupla vazão. Futuramente o uso dessas tecnologias deve se estender. É uma questão de cultura", observa.
 "Veio para ficar"
 Para o vice-presidente da área imobiliária do Sinduscon/CE, André Montenegro de Holanda, proprietário da Morefácil Construtora e Incorporadora Ltda, a construção de imóveis residenciais sustentáveis "é uma necessidade que veio para ficar". Segundo ele, cada vez mais as pessoas querem economizar energia. Diante da demanda crescente, ele afirma que muitos prédios já estão aderindo, adotando painéis solares, entre outras tecnologias. "É uma tendência do mercado mundial. Essas tecnologias reduzem o custo dos condomínios. Outra ferramenta bastante utilizada hoje é o desenvolvimento de sistemas construtivos que, além de gerar poucos resíduos, gastam menos energia na fabricação", explica Montenegro, que garante que o uso dessa tecnologias irão fazer a diferença daqui para frente na competitividade dos empreendimentos imobiliários.
 EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
 Aerogeradores são solução para economizar com luz
 Projeto, implantado em obra de construtora cearense, ainda alia sensores de movimento e uso de água da chuva
 Com foco na preservação ambiental, a Construtora C Rolim Engenharia Ltda, está entre as pioneiras no Estado a imprimir o conceito de sustentabilidade em seus imóveis residenciais. A empresa obteve no ano passado o reconhecimento internacional com a pré certificação LEED do condomínio residencial Paço das Águas. Além da preocupação com o planeta, seus imóveis se destacam pelo uso de mecanismos que reduzem o consumo de energia elétrica e de água, resultando em economia aos moradores.
 Sua primeira iniciativa nesse sentido ocorreu com o Edifício Mar & Mar entregue em 2009. Todos os seus empreendimentos adotam vasos sanitários do tipo duplo fluxo nas áreas comuns e unidades autônomas, contribuindo com a redução do consumo de água. Com o mesmo conceito, a construtora projetou aerogeradores para o Edifício Bossa Nova, que será entregue no fim de 2011. "A energia gerada pela força dos ventos nesse edifício será direcionada para área comum do prédio, contribuindo para a redução das taxas condominiais", reforça o empresário Marcos Novaes, que é também presidente da Cooperativa da Construção Civil do Ceará (Coopercon).
 Segundo ele, os próximos empreendimentos a serem entregues pela C Rolim Engenharia terão como padrão o reaproveitamento de águas pluviais, o sistema de irrigação automatizado, iluminação dos hall´s de elevadores com sensores de presença, medidores individuais de água e gás, louças e metais de baixo consumo, coleta seletiva de lixo, aquecedores de água a gás, automação da iluminação das áreas comuns, dentre outros. Com destaque para os Edifícios Paço Verde e Paço das Águas que, além dos itens citados, terão também o selo Procel de eficiência energética, e para o Edifício Lumni que resguarda a acessibilidade em todos os seus espaços.
 ´Benefícios compensam´
 Conforme Novaes, os custos de construção de imóveis certificados como o Paço das Águas se tornam em média 10% mais altos. Mesmo assim, ele afirma que os benefícios compensam. "O usuário final receberá um espaço que contribuiu e contribuirá (dependendo do seu uso e manutenção) para a preservação ambiental e, por consequência, ainda ganhará boa redução nas taxas condominiais", observa o empresário, para quem o conceito sustentável não deve ficar restrito aos imóveis classe A e B. "Esperamos que este número faça crescer de forma exponencial o conhecimento e a conscientização sobre a sustentabilidade". (AC)
 EM EXPERIÊNCIA
 Gastos com a obra também diminuem
 Na primeira vez que utiliza tecnologias para reduzir despesas, empresa contabilizou queda de 15% no canteiro
 Uma das construtoras locais que já está investindo nas novas tecnologias para economizar com os custos finais para o futuro morador é a Porto Freire Engenharia. Segundo Mauricio Salles, diretor técnico da empresa, a construtora está iniciando sua experiência nesse campo no empreendimento Parque Del Sol, localizado na Cidade dos Funcionários.
 "O grande mote de sustentabilidade da Porto Freire hoje é esse empreendimento, que prioriza o paisagismo, as áreas verdes, gerando economia", conta o diretor da empresa.
 Piloto
 O condomínio é o projeto piloto da construtora a adotar sistema reaproveitamento de águas pluviais para irrigar áreas verdes externas e sensores de presença para ligar e desligar lâmpadas em áreas comuns. As águas captadas são mantidas em espécies de cisternas para depois serem usadas. "Nós captamos água das redes pluviais da região e canalizamos para regar o verde do entorno. Ou seja nós urbanizamos quadras ao redor da rede de drenagem onde existe também um projeto de paisagismo e beneficiamos todo o entorno do empreendimento e não apenas o interior do imóvel. Esse é o grande mote do futuro", diz.
 Gestão de projetos
 Segundo Salles, o diferencial do Parque Del Sol é a gestão coordenada de projetos. "Não é só o foco na sustentabilidade, mas na visão do todo que faz com que tenhamos 10% a 15% de economia na obra em relação ao valor geral do empreendimento. Desde o fato de não termos desperdício durante a construção até a utilização de tecnologias para reúso de água e de mecanismos para reduzir o consumo de energia.
 Esse esforço conjunto acaba impactando nas taxas de condomínio, que chegam a ter uma economia de até 15% para os moradores", resume. 

"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ascomig
Ademi – ES
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
Sinduscon-JP
ANEOR
Sinduscon-MA
APEOP-PR
Assilcon
Sinduscon-PA
Sicepot-RS
APEOP-SP
Sinduscon-DF
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea