Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

18/07/2018

Startup cria plataforma de gerenciamento de resíduos

Com base na Política Nacional de Resíduos Sólidos, a NetResíduos, startup de Belo Horizonte/MG, desenvolveu um software que realiza o gerenciamento de resíduos para obras de construção civil, indústrias e hospitais, facilitando a destinação correta do lixo gerado. “Com o sistema de controle e gestão de dados e documentos relacionados aos resíduos gerados, a empresa tem total controle de tudo o que gerou, para onde foram os resíduos, quais eram estes resíduos, quem transportou, quanto custou, e toda a documentação referente ao processo. É um sistema 100% online que pode ser acessado por computador, celular e tablet“, explica um dos fundadores, Henrique Ribeiro.

Para utilizar o software, o empresário aluga o sistema, no qual ele paga uma mensalidade a partir de R$ 199 para utilizá-lo, uma espécie de “Netflix” dos resíduos sólidos. “Em uma obra que utiliza o sistema registramos uma economia média de R$ 40 mil, que pode ser sentida na redução do tempo de elaboração de relatórios, na análise, na melhoria do processo produtivo, na destinação dos resíduos”, conta Ribeiro.

No início do ano, a NetResíduos e o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) firmaram parceria para oferecer às empresas associadas condições especiais para a aquisição do software, o que deve atingir as cerca de 300 construtoras e aproximadamente 1000 obras em andamento. “Além de a destinação correta dos resíduos ser uma exigência legal, é importante também para minimizar os impactos ambientais e gerar redução de custos nas obras. Hoje, o setor da construção civil é responsável por uma parcela significativa dos resíduos gerados, variando de 50% a 70% deste volume”, destaca o diretor técnico ambiental do Sinduscon-MG, Fernando Fogli.

(Com informações do Diário do Comércio Online)

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-AP
Sinduscon-Norte/PR
Sinduscon-Mossoró
SECONCI BRASIL
Sinduscon Anápolis
Sinduscon-TO
ASEOPP
Sinduscon-MG
Sinduscon-ES
Sinduscon PR – Noroete
Sinduscon-Pelotas
Sinduscon-SE
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea