Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

28/06/2012

Solenidade de abertura do 84º ENIC inicia as discussões sobre os desafios e as perspectivas da indústria da construção no Brasil

Autoridades, gestores e empresários estiveram presentes, ontem, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, para acompanhar a abertura do 84º ENIC – Encontro Nacional da Indústria da Construção. O evento é o mais importante do setor no Brasil, sendo uma oportunidade para se reunir, discutir e encaminhar soluções para o desenvolvimento da atividade. Durante a cerimônia, o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Paulo Safady Simão, falou sobre a importância do setor para a economia brasileira e cobrou medidas para fortalecer a cadeia.

Hoje, a indústria da construção é responsável por mais de 10% dos empregos formais no país. E esse percentual pode subir ainda mais à medida que eventos de grande porte e demandantes de infraestrutura se aproximam, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Entretanto, empresários do setor cobraram uma maior agilidade do governo no investimento. Segundo Paulo Simão, para citar apenas um exemplo, de todas as metas de investimento estipuladas para o Ministério dos Transportes, menos de 20% foram atingidas depois já completados cinco meses.

Ele ressaltou que além do cumprimento das metas de investimentos descritas no orçamento é preciso também elevar a proporção de investimento em relação ao PIB. “Ao invés de caminharmos, para a relação investimento/PIB de 25%, que é considerado o necessário para um desenvolvimento sustentado de nossa economia, assistimos a uma queda dos investimentos do patamar de 20 % para 18,7 %. O nosso setor, que responde por quase metade dos investimentos, pode contribuir significativamente para reverter esta equação”, afirmou.

Dentre as autoridades presentes estiveram o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, os ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, e do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, e o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda.

De acordo com presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), Luiz Fernando Pires, o ENIC é o evento do setor que consegue reunir todos os atores que decidem sobre a construção brasileira, desde construtoras, representantes dos poderes públicos, clientes e entidades de financiamento. “Essa é uma oportunidade singular”, completou. Já o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado de Minas Gerais (Sicepot-MG), Alberto José Salum, reforçou a importância dos agentes discutirem questões para tornar o setor de construção um elemento ainda mais importante na geração de riquezas no país.

Iniciativas inovadoras recebem o Prêmio CBIC de Responsabilidade Social
Durante o evento, as autoridades presentes à mesa diretiva realizaram a entrega do Prêmio CBIC de Responsabilidade Social aos vencedores de 2012, uma iniciativa do Fórum de Ação Social e Cidadania da CBIC, presidido por Maria Helena Mauad. Na categoria Entidade, foram agraciados o Sindicato da Indústria da Construção de Blumenau (Sinduscon-Blumenau/SC), com o projeto Escola da Construção – Estrelas do Futuro –, e a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi-AL), por ter desenvolvido o projeto Diagnóstico de Saúde e Estilo de Vida.
Na categoria Empresa, receberam o prêmio os representantes da construtora Camargo Corrêa, que realizou o projeto Tempo de Empreender em Rondônia, e a Cofix Construções e Empreendimentos, projeto Empregabilidade, desenvolvido em conjunto com o Grupo Cultural Afroreggae, no Rio de Janeiro.

Já o Serviço Social da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Seconci-MG),foi agraciado na categoria Destaque pelos projetos desenvolvidos desde 1992.

Ao final, o governador de Minas, Antonio Anastasia, reafirmou o importante papel da indústria da construção no desenvolvimento econômico e social no país e no estado, ressaltando que o setor deve continuar buscado formas de aumentar a eficiência dos processos com vistas à sustentabilidade. “Sejamos criativos. Vamos inovar ainda mais. Vamos gerar ainda mais riqueza", concluiu.

Matéria: Bruno Carvalho – ENIC

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Porto Velho
ADEMI-AM
Sinduscon – Grande Florianópolis
APEOP-PR
Sinduscon-PLA
Ademi – RJ
Ademi – PE
SECOVI-PR
Sinduscon PR – Noroete
Sinduscon-TAP
ADEMI – BA
Ademi – SE
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea